Rússia acusa Zelensky de métodos terroristas após encontro tenso com Trump na Casa Branca
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo analisou declarações do presidente ucraniano em Washington como uma "ameaça aberta" aos EUA
247 - A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, acusou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de utilizar métodos terroristas, em declarações feitas nesta sexta-feira (28). As críticas surgiram após o encontro tenso entre Zelensky e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca, onde os dois líderes discutiram publicamente sobre a guerra entre Ucrânia e Rússia, que completa três anos.
De acordo com a agência Sputnik, Zakharova destacou uma frase de Zelensky durante o encontro, na qual ele afirmou que os Estados Unidos "ainda sentiriam problemas". Para a porta-voz russa, a declaração é uma ameaça aberta do regime de Kiev, que ela classificou como "terrorista". "Eles não nos ouviram e não quiseram nos ouvir quando dissemos que este era um regime que já havia se transformado em terrorista. E quando Zelensky, como líder desse regime, diz tais frases... acredito que é isso que ele quer dizer. Eles aperfeiçoaram o terrorismo, o extremismo e a sabotagem", afirmou Zakharova em entrevista ao programa Soloviev Live.
Encontro tenso na Casa Branca - O encontro entre Trump e Zelensky, que deveria ser uma oportunidade para discutir apoio americano à Ucrânia, terminou em uma discussão acalorada diante da imprensa. Trump criticou Zelensky por sua postura, acusando-o de desrespeitar os Estados Unidos e de não estar pronto para a paz. "Resolvi que o presidente Zelensky não está pronto para a paz se a América estiver envolvida", escreveu Trump em sua rede social, Truth Social, após o encontro. "Ele pode voltar quando estiver pronto para a paz."
Durante a reunião, Trump pressionou Zelensky a aceitar um acordo rápido para encerrar a guerra, ameaçando retirar o apoio dos EUA caso o líder ucraniano não cooperasse. "Ou você faz o acordo, ou estamos fora. E, se sairmos, você luta sozinho. Eu não acho que vai ser muito bonito", disse Trump. O presidente americano também criticou Zelensky por não demonstrar gratidão pelo apoio dos EUA, afirmando que o líder ucraniano estava "jogando baralho com as vidas de milhões de pessoas".
Zelensky, por sua vez, alegou a necessidade de resistir à Rússia e disse a Trump: "você não deve estabelecer compromissos com um assassino". O líder ucraniano também ressaltou que a Ucrânia continua dependente do apoio militar e financeiro dos EUA para enfrentar a Rússia, que controla cerca de um quinto do território ucraniano.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: