TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Rússia apresenta balanço sobre sua presidência do Brics e garante que cúpula de 2024 alcançará êxito

    A Rússia atua para “aprofundar a interação e popularizar os Brics”

    Maria Zakharova, porta-voz da chancelaria russa (Foto: TASS)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, María Zajárova, apresentou um relatório sobre os resultados da presidência do bloco BRICS (sigla que se refere aos primeiros membros Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) que seu país assumiu no primeiro semestre de 2024. O relatório especifica que estão sendo realizados debates sobre a promoção do desenvolvimento sustentável, o apoio ao sistema comercial multilateral e a melhoria da arquitetura financeira global, informa a Telesur. A apresentação do relatório sinaliza que a cúpula do Brics de 2024 alcançará êxito.

    “Já foram realizados mais de 130 eventos de diferentes níveis nas três principais áreas de cooperação: política e segurança, economia e finanças, contactos culturais e humanitários”, disse Zakharova.

    A porta-voz russo fez um relatório sobre as reuniões de alto nível realizadas nos últimos meses, que incluem a reunião dos ministros das Relações Exteriores dos Brics em Nizhny Novgorod, onde participaram nações do Sul e do Leste do mundo.

    Da mesma forma, em Moscou, capital da Rússia, ocorreu uma reunião dos chanceleres do grupo, com o objetivo de “aprofundar a interação para fortalecer a autoridade e popularizar os Brics”.

    “A coordenação entre os países do Brics continua a aumentar nas plataformas internacionais, principalmente na ONU. Um bom exemplo é a declaração temática conjunta das delegações do Brics à margem da Sexta Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente”, afirmou.

    Zakharova especificou que o grupo trabalha no combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, e são realizados debates sobre a promoção do desenvolvimento sustentável, o apoio ao sistema comercial multilateral e a melhoria da arquitetura financeira global.

    “De acordo com as decisões da Cúpula dos Brics em Joanesburgo em 2023, estão a ser exploradas oportunidades para criar, no âmbito da parceria, mecanismos financeiros para acordos mútuos que sejam resilientes aos riscos externos e para aumentar a participação das moedas nacionais do Brics, estados membros da associação nas transações comerciais e de investimento”, indicou.

    A este respeito, destacou que os Brics procuram consolidar os principais resultados da cooperação dos Estados membros, em áreas como agricultura, comércio, desporto, saúde, transportes, geologia, cultura e humanidades.

    Ele também destacou a proposta da Rússia de criar uma plataforma de comércio de grãos para garantir a segurança alimentar, a criação do Grupo de Trabalho sobre Medicina Nuclear do Brics, as discussões sobre a formação da Plataforma Geológica do Brics e os eventos culturais e humanitários.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados