TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Rússia e Brasil anunciam cooperação no combate ao crime

    Durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, procuradores-gerais Igor Krasnov e Paulo Gonet reforçam parceria estratégica

    Paulo Gonet (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

    247 – O procurador-geral da Rússia, Igor Krasnov, participou neste domingo (20) da primeira Cúpula dos Procuradores-Gerais do G20, realizada no Rio de Janeiro. Em reunião com o chefe da Procuradoria-Geral da República (PGR) do Brasil, Paulo Gonet, as autoridades anunciaram o fortalecimento da cooperação entre os dois países no combate à criminalidade. A notícia foi divulgada pela Sputnik Brasil, que ressaltou as falas de Krasnov sobre a necessidade de ações conjuntas para enfrentar crimes transnacionais.

    “Como é sabido, nenhum Estado pode enfrentar a criminalidade moderna sozinho. É por isso que esse formato de interação multilateral é visto por mim como uma excelente oportunidade para comunicar aos colegas as principais abordagens na resolução de questões relevantes e elaborar passos mutuamente aceitáveis no combate aos desafios e ameaças transfronteiriços", afirmou Krasnov. Ele ainda sugeriu a assinatura de um novo programa de cooperação entre os órgãos de ambos os países para expandir as ações conjuntas.

    Krasnov destacou também a parceria estratégica consolidada entre Rússia e Brasil, reforçada pelas boas relações entre os presidentes Vladimir Putin e Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o procurador russo, esse fortalecimento institucional é essencial para enfrentar desafios globais como o terrorismo, o cibercrime e o uso de ativos virtuais em atividades ilícitas.

    A cooperação entre os dois países no campo jurídico teve início em 2006, com a assinatura do Memorando de Entendimento e Desenvolvimento da Cooperação entre as procuradorias-gerais de ambos os países. Em 2022, um programa de cooperação foi renovado em Moscou, com ações previstas até 2025.

    Durante a agenda no Rio, Krasnov também se reuniu com autoridades de outros países, como África do Sul, Cingapura, Egito e Índia, para discutir temas relacionados ao combate ao crime organizado e à recuperação de ativos.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados