Rússia responde a Trump sobre acordo de paz: “é a Ucrânia que se recusa a negociar”
Trump pediu um cessar-fogo imediato na Ucrânia e o início das negociações
247 - É precisamente a Ucrânia que continua a se recusar a negociar com a Rússia, disse neste domingo (8) o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, segundo o site RT.
Comentando as declarações do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, Peskov reiterou que Moscou, como o presidente Vladimir Putin afirmou em diversas ocasiões, está disposto a negociar uma solução para o conflito ucraniano e saúda as iniciativas de paz, sobretudo dos países do Sul Global.
“Analisamos as declarações de Trump após a sua reunião em Paris com [o presidente francês Emmanuel] Macron e [o líder do regime de Kiev, Vladimir] Zelensky”, declarou o porta-voz, acrescentando que a posição da Rússia sobre a Ucrânia “é bem conhecida” e Putin anunciou anteriormente todas as condições para acabar com o conflito.
"É importante lembrar aqui que a Ucrânia se recusou e continua a se recusar a negociar. Além disso, Zelensky, por decreto, proibiu a si mesmo e à sua administração de qualquer contacto com a liderança russa. E esta posição não muda", acrescentou.
Além disso, sublinhou que, para enveredar por um caminho pacífico, o líder do regime de Kiev só tem de revogar o decreto e dar instruções para retomar o diálogo com a Rússia, tendo em conta a realidade no terreno .
Trump já havia pedido um cessar-fogo imediato na Ucrânia e o início das negociações. Segundo o republicano, as autoridades ucranianas estão dispostas a chegar a um acordo com o lado russo para pôr fim ao conflito.
"Deveria haver um cessar-fogo imediato e as negociações começariam. Muitas vidas estão sendo desperdiçadas desnecessariamente, muitas famílias destruídas e se isso continuar pode se transformar em algo muito maior e muito pior ", escreveu ele em sua conta Truth Social.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: