Sistema de saúde de Gaza pode entrar em colapso por falta de combustível, diz Hamas
Agravamento da crise no sistema de saúde palestino ocorre em meio a um novo ataque de Israel
247 - Em meio a um novo ataque de Israel, o Ministério da Saúde do Hamas anunciou nesta segunda-feira (13) que a Faixa de Gaza tem poucas horas de combustível para manter o sistema de saúde da Palestina ativo, informa o jornal O Globo. A falta de combustível é decisiva para manter as instalações de saúde ativa no território, já que funcionam a partir de geradores. Além disso, a escassez também afeta os meios de transporte e ambulâncias. "Estamos a poucas horas de um colapso do sistema de saúde na Faixa de Gaza", diz o comunicado do Hamas.
A piora na crise do sistema de saúde palestino ocorre enquanto as tropas israelenses promovem novos ataques no território, incluindo localidades em que o governo de Israel alegava já ter eliminado a presença do Hamas. Ao menos 20 pessoas morreram durante ataques noturnos ao campo de refugiados de Jabalia, no norte do enclave.
No sul de Gaza, em Rafah, moradores receberam novas ordens de evacuação nesta segunda-feira. Testemunhas ouvidas pela AFP afirmaram ter recebido ligações telefônicas e mensagens de texto para saírem de suas casas, em um prenúncio de um novo ataque na região. A Agência da ONU para Refugiados Palestinos (UNRWA) estima que 360 mil pessoas fugiram da cidade desde a semana passada.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: