TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Tarifas de Trump sobre carros importados favorecem Tesla e pressionam montadoras concorrentes

      Veículos da Tesla, produzidos nos EUA, ficam isentos da sobretaxa; rivais que fabricam no México e na Ásia enfrentarão aumento de preços

      O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com a mídia ao lado do CEO da Tesla, Elon Musk, com um carro da Tesla ao fundo, na Casa Branca em Washington, D.C., EUA, 11 de março de 2025 (Foto: REUTERS/Kevin Lamarque)
      Camila França avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A Tesla poderá ser uma das grandes beneficiadas pelas novas tarifas automotivas anunciadas pelo presidente Donald Trump, em uma medida que promete reconfigurar o mercado automobilístico norte-americano. A informação foi publicada originalmente pelo The New York Times nesta quinta-feira (27), após o republicano confirmar a aplicação de sobretaxas sobre veículos importados.

      A empresa de Elon Musk fabrica todos os seus veículos vendidos nos Estados Unidos em território nacional. Por isso, modelos como o SUV Model Y e o sedã Model 3 estarão isentos da sobretaxa de 25% imposta aos veículos importados, o que pode dar à montadora uma vantagem competitiva sobre empresas que produzem no exterior, como General Motors e Ford.

      Concorrentes como o Chevrolet Equinox EV e o Mustang Mach-E, fabricados no México, devem sofrer aumentos significativos de preços devido à taxação de peças e componentes importados. Embora o governo tenha sinalizado que itens com conteúdo dos EUA podem ser isentos, essa análise ainda será feita caso a caso. Mesmo a Tesla, que monta seus veículos nos EUA, será impactada pelas tarifas sobre baterias e outros insumos estrangeiros.

      Analistas do setor estimam que os custos adicionais gerados pelas tarifas podem ultrapassar US$ 75 bilhões por ano para a indústria automotiva, valor que tende a ser repassado aos consumidores. Isso deve afetar principalmente os compradores de carros mais acessíveis, como o Chevrolet Trax, produzido na Coreia do Sul, que pode se tornar ainda mais distante da realidade de consumidores de renda média.

      Montadoras com presença fabril nos Estados Unidos, como Toyota, Hyundai, Honda e Volkswagen, devem conseguir mitigar parte dos impactos, mas seguem vulneráveis devido à alta dependência de importações da Ásia, Europa e México. A Ford, por produzir boa parte de suas picapes nos EUA, pode se sair melhor no segmento de utilitários. No entanto, as tarifas de Trump devem gerar incertezas, pressionar cadeias de suprimento e provocar aumentos de preços em todo o mercado automotivo norte-americano.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados