Testemunhas apontam que lapsos de Biden estão cada vez mais comuns
Assessores descrevem situações em que o presidente embaralha frases, esquece nomes e mistura fatos
247 - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está sofrendo com episódios de lapsos cada vez mais frequentes e preocupantes, afirma a Folha de São Paulo com informações do The New York Times. Testemunhas afirmam que Biden, 81, vive situações em que embaralha frases, esquece nomes e mistura fatos, como muitas pessoas de sua idade.
Esses momentos desconfortáveis não pareciam previsíveis, mas se mostraram prováveis em momentos em que o presidente está em lugares lotados ou em agendas desgastantes. Nos dias que antecederam o debate contra Donald Trump, em que Biden teve um desempenho desastroso, ele viajou para a Europa para reunião com líderes estrangeiros e participou de agendas internas em um ritmo desgastante quando voltou.
Outros momentos de desorientação pública tem preocupado seus aliados. Durante uma cerimônia de aniversário do Dia D, na França, parecia confuso. No dia seguinte, em reunião com Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, errou o propósito de uma nova parcela de ajuda militar. Já nas comemorações do feriado de ‘Juneteenth’, pareceu “congelar” em determinado momento.
No entanto, assessores descrevem Biden estando um boa forma em diversas ocasiões, sendo capaz de gerenciar crises. Um exemplo disso foi quando o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, queria lançar um ataque em retaliação ao Irã. Na ocasião, o presidente estadunidense repreendeu Netanyahu, afirmando que ele “estaria sozinho” se lançasse o ataque.
Sobre o desempenho no debate, Joe Biden culpou a fadiga e disse que não foi muito inteligente. Decidi viajar ao redor do mundo algumas vezes, não sei quantos fusos horários ouvi meus assessores, fui lá e adormeci no palco", disse.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: