Trump avalia impor sanções contra países do BRICS que adotem desdolarização
Administração de Joe Biden tem utilizado o dólar como um instrumento chave de sua política externa, confrontando os países do BRICS
247 - Conselheiros do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump estão avaliando a possibilidade de impor sanções contra países que reduzam o uso do dólar americano em suas transações comerciais.
Segundo fontes da Bloomberg, a equipe de Trump está elaborando uma estratégia para incentivar os países do BRICS a continuarem utilizando o dólar americano no comércio internacional, caso Trump seja eleito nas próximas eleições.
Trump visa preservar a influência dos EUA e entende as consequências de um afastamento global do dólar, enquanto a administração democrata do presidente Joe Biden tem utilizado o dólar como um instrumento chave de sua política externa, confrontando os países do BRICS, principalmente a Rússia e a China.
A Bloomberg cita ainda que o BRICS abordou a questão da desdolarização durante uma cúpula realizada em agosto do ano passado. O bloco tem aumentado sua influência global, especialmente após estender convites para se juntar ao grupo a importantes nações produtoras de petróleo, como Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, além de outros países. Atualmente, tanto a Arábia Saudita quanto os Emirados Árabes Unidos mantêm suas moedas vinculadas ao dólar americano.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: