Trump diz a Trudeau que Canadá se tornará o 51º estado dos EUA se não impedir a migração
O comentário levou a delegação canadense, incluindo o primeiro-ministro, a "rir nervosamente"
TASS - O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, ameaçou durante uma reunião com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, que o país pode se tornar o 51º estado dos EUA se Ottawa não resolver o problema da migração ilegal e do tráfico de drogas, informou a Fox News .
De acordo com o canal de TV, durante conversas realizadas na semana passada na residência do presidente eleito em Mar-a-Lago (Flórida), Trump disse a Trudeau que no dia de sua posse, 20 de janeiro de 2025, ele imporia uma tarifa de 25% sobre todas as exportações canadenses se Ottawa não conseguisse coibir a imigração ilegal pela fronteira canadense para os EUA e reduzir o déficit comercial, que, segundo ele, já está perto de 100 bilhões de dólares. Trudeau, por sua vez, disse ao futuro presidente dos EUA que tais medidas matariam a economia.
Trump disse a Trudeau que o Canadá se tornará o 51º estado dos EUA se não impedir a migração.
Segundo a mídia, o comentário levou a delegação canadense, incluindo o primeiro-ministro, a "rir nervosamente"
Um dos participantes da reunião disse brincando que se isso acontecesse, o Canadá se tornaria um "estado azul profundo que provavelmente elegeria liberais e esquerdistas". Trump, por sua vez, sugeriu dividir o país em dois estados, um dos quais seria liberal e o outro conservador. Além disso, o presidente eleito dos EUA disse que Trudeau poderia se tornar o governador deste 51º estado dos EUA.
Segundo a Fox News, o encontro entre o primeiro-ministro canadense e Trump durou quase três horas.
Os Estados Unidos, México e Canadá estão vinculados por um tratado trilateral (USMCA) que exige uma zona de livre comércio entre os países. No entanto, em 25 de novembro, Trump anunciou que em seu primeiro dia no cargo, 20 de janeiro de 2025, ele imporia uma tarifa de 25% sobre todos os produtos do Canadá e do México devido à imigração ilegal e ao tráfico de drogas.
De acordo com o The Wall Street Journal, essa ameaça chocou os políticos e empresários canadenses. Como os EUA respondem por cerca de três quartos das exportações totais do Canadá, o acesso livre de tarifas ao mercado dos EUA é essencial para o crescimento econômico de Ottawa.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: