Trump reclama de bandeiras dos EUA a meio mastro em seu dia de posse
Presidente eleito contesta homenagem prolongada a Jimmy Carter, mas Casa Branca mantém decisão de luto oficial
Reuters – Com a posse marcada para 20 de janeiro, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou indignação em relação à manutenção das bandeiras norte-americanas a meio mastro em respeito ao falecimento do ex-presidente Jimmy Carter. Carter faleceu em 29 de dezembro de 2024, e, segundo a tradição nacional, o presidente em exercício, Joe Biden, ordenou que as bandeiras permaneçam nesse padrão por 30 dias.
Na última sexta-feira (3), Trump publicou em sua conta na plataforma Truth Social críticas à decisão de prolongar a homenagem até depois de sua cerimônia de posse. “Os democratas estão todos ‘radiantes’ com a possibilidade de nossa magnífica Bandeira Americana ficar a meio mastro durante a minha posse”, escreveu o presidente eleito. “Eles acham isso ótimo, e estão felizes porque, na verdade, não amam nosso país; só pensam em si mesmos.”
Trump, que anunciou que comparecerá ao memorial de Carter em Washington no próximo dia 9, também ressaltou que, em sua interpretação, esta seria a primeira vez na história que a bandeira permaneceria a meio mastro durante a investidura de um novo presidente. “Ninguém quer ver isso, e nenhum americano pode ficar feliz. Vamos ver como isso se desenrola”, acrescentou, demonstrando irritação com a homenagem póstuma.
Embora o presidente eleito tenha questionado os “30 dias” de luto oficial estabelecidos por Biden, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, informou que não há planos para reverter a decisão. Em sua declaração, reforçou que a homenagem segue o costume estabelecido para a morte de um presidente dos Estados Unidos.
A presença de Trump no evento que homenageará Carter, marcado para o dia 9 de janeiro, também chama atenção, já que marca seu primeiro compromisso oficial ao lado de outros líderes nacionais, após a vitória nas eleições. Mesmo criticando publicamente a duração do luto, o republicano se diz empenhado em prestar suas condolências e respeitar o legado de Carter.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: