Trump se rebaixa e concede entrevista ao lado de Musk, que fala mais do que ele
Entrevista à Fox News sinaliza que não é Donald Trump quem governa os Estados Unidos
247 - O presidente Donald Trump, agora em seu segundo mandato, concedeu uma entrevista que escancarou uma realidade desconfortável para seus apoiadores: quem realmente comanda o governo dos Estados Unidos é o bilionário Elon Musk. Durante o programa "Hannity", da Fox News, Trump foi ofuscado por Musk, que monopolizou a conversa e ditou as diretrizes da gestão federal.
A entrevista, que deveria destacar os primeiros 100 dias do novo governo Trump, transformou-se em um palanque para Musk promover a chamada "transparência total" de sua gestão à frente do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), criado para cortar regulações e gastos do governo. "Você sabe o que é melhor do que dizer 'confie em mim'? É a transparência total", disse Musk, ao explicar que qualquer cidadão pode acompanhar todas as ações do DOGE pelo site DOGE.gov.
Trump, que tecnicamente deveria ser a figura central da entrevista, limitou-se a elogiar Musk e sua suposta missão de salvar os Estados Unidos da ruína financeira. "É um trabalho ingrato, mas ele está nos ajudando a salvar o país. Nosso país está com problemas sérios, e eu tive que chamar o melhor cara", disse Trump, sem ao menos se posicionar como o verdadeiro líder da administração.
Durante toda a entrevista, foi Musk quem ditou o tom, as propostas e os planos da administração, com Trump limitando-se a acenos e frases de apoio.
Desde que Musk assumiu o comando do DOGE, o departamento tem promovido cortes agressivos em agências essenciais, como a U.S. Agency for International Development, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos e o Departamento de Educação. Para os democratas, essa política não passa de um desmonte do Estado disfarçado de "eficiência", o que tem gerado críticas contundentes.
Musk, no entanto, não demonstrou qualquer preocupação com as críticas, chamando os opositores de "parasitas que se beneficiam de dinheiro desperdiçado e fraudulento". O bilionário ainda afirmou que os cortes podem cometer "alguns erros", mas garantiu que os problemas seriam corrigidos rapidamente.
Trump, que durante toda sua carreira política se vendeu como um líder autossuficiente e implacável, agora parece ter se reduzido a um coadjuvante de luxo na própria administração. A entrevista à Fox News confirmou o que muitos já suspeitavam: não é Trump quem governa os Estados Unidos, mas sim Elon Musk, que age como o verdadeiro comandante do governo, enquanto o presidente apenas assiste e assente.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: