TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Trump sobre a Ucrânia retomar territórios: 'Não seria fácil'

      Presidente dos EUA disse que espera que a Ucrânia recupere ao menos "uma parte" das terras sob controle russo

      Donald Trump - 10/02/2025 (Foto: REUTERS/Kevin Lamarque)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (24) que não acredita que será fácil para a Ucrânia recuperar os territórios que estão atualmente sob controle russo. As informações são da agência Sputnik

      "Isso não é uma coisa fácil de fazer, certo? Não é simples perguntar se você pode ou não retomar as terras que perderam. E eu digo que, sim, talvez uma parte delas, sim, espero que sim", afirmou Trump no início de sua reunião com o presidente francês, Emmanuel Macron, quando questionado se a Ucrânia será capaz de recuperar seus territórios.

      No último dia 14, o enviado especial dos Estados Unidos para a Ucrânia, Keith Kellogg, afirmou que os países ocidentais não precisam necessariamente reconhecer os territórios perdidos pela Ucrânia.

      "Você não vai voltar a 2014 e às fronteiras que eles tinham logo antes de entrarem na Crimeia, quando os russos entraram na Crimeia. Isso é compreensível, sabe. Então, acho que o que você vai precisar é de algum tipo de acordo sobre a possível perda de território. Bem, veja, você não precisa necessariamente reconhecer isso", disse Kellogg à Fox News.

      A Crimeia tornou-se uma região russa em março de 2014, após um referendo realizado na sequência de um golpe na Ucrânia. No referendo, 96,77% dos eleitores na Crimeia e 95,6% em Sebastopol votaram a favor da integração à Rússia. A Ucrânia ainda considera a Crimeia como seu território temporariamente ocupado, e muitos países ocidentais apoiam Kiev nessa questão. Por sua parte, a liderança russa afirmou repetidamente que os residentes da Crimeia votaram para se reunir à Rússia de forma democrática, em plena conformidade com o direito internacional e a Carta da ONU. Segundo o presidente Vladimir Putin, a questão da Crimeia está "encerrada".

      Em outubro de 2022, após referendos, as Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk, bem como as regiões de Kherson e Zaporizhzhia, tornaram-se parte da Rússia.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados