Turquia acredita no objetivo do Brics de criar uma ordem mundial mais justa, diz Erdogan
Governo da Turquia expressou interesse em se juntar ao Brics
247 - Ancara acredita nos objetivos do Brics de criar uma ordem mundial justa e relações comerciais, afirmou o presidente turco Recep Tayyip Erdogan nesta quinta-feira (24).
"Acreditamos nos objetivos do Brics de contribuir de forma única para a ideia de um sistema global mais justo e nas relações comerciais. A Turquia é um dos fundadores de muitas organizações regionais. É membro do G20. Os mecanismos de nossa cooperação com muitos países estão se desenvolvendo a cada dia. Estamos determinados a melhorar nosso diálogo com a família Brics", disse Erdogan na reunião final da cúpula do Brics no formato Brics+ e outreach, em Kazan, na Rússia. A declaração foi citada pela agência Sputnik.
Erdogan pediu aos países na reunião do Brics+ que apoiem a proibição do fornecimento de armas a Israel em meio ao conflito no Oriente Médio.
"Enquanto o derramamento de sangue no Oriente Médio não for interrompido, não se pode falar em justiça e desenvolvimento no futuro. O comportamento agressivo de Israel há muito ultrapassou todos os limites. O povo palestino está sendo submetido a um genocídio. No século XXI, ignorar essa tragédia não isenta ninguém de responsabilidade. Eu convoco os países que não reconhecem a Palestina a tomar medidas nesse sentido. Continuar a apoiar Israel com armas o torna ainda mais imprudente. Lançamos uma iniciativa na ONU para proibir o fornecimento de armas a Israel. Conto com o apoio de vocês, nossos amigos, nesta questão," declarou Erdogan.
A Turquia segue uma política externa independente, o que gera grande respeito, afirmou o presidente russo Vladimir Putin na reunião final.
"Sob sua liderança [presidente turco Recep Tayyip Erdogan], a Turquia está seguindo uma política externa independente, o que gera grande respeito", disse Putin.
Putin acrescentou que ele e Erdogan estão fazendo muito para resolver situações de crise na região.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: