Veja o que é o míssil ‘Oreshnik’ da Rússia
O presidente Vladimir Putin disse que "Oreshnik" viajou 10 vezes a velocidade do som e, por consequência, fica difícil ser interceptado
247 - O presidente russo, Vladimir Putin, disse que o seu país atingiu a Ucrânia com um novo míssil balístico hipersônico de médio alcance em resposta ao uso de mísseis norte-americanos e britânicos por Kiev contra a Rússia.
O que é o "Oreshnik" (avelã)? O RS-26 é um míssil balístico rodoviário de combustível sólido que entrou em desenvolvimento em 2008. Putin disse que "Oreshnik" era um míssil balístico hipersônico. O presidente disse que o material viajou 10 vezes a velocidade do som e, por consequência, fica difícil ser interceptado. Fontes russas disseram que o alcance era de 5.000 km (3.100 milhas), permitindo à Rússia atacar a maior parte da Europa em poucos minutos.
A velocidade e o alcance do míssil permitem que atinja alvos em tempo mínimo.
Putin disse nesta quinta (21) que a guerra na Ucrânia estava se transformando em um conflito global depois que os Estados Unidos e a Grã-Bretanha permitiram que a Ucrânia atacasse mais profundamente a Rússia com seus mísseis, e alertaram o Ocidente de que Moscou poderia contra-atacar.
Em resposta direta ao uso de mísseis norte-americanos e britânicos pela Ucrânia, ele disse que a Rússia lançou o "Oreshnik", um de seus mais novos mísseis de alcance intermediário, contra uma empresa de defesa na cidade ucraniana de Dnipro. A cidade abriga a empresa de mísseis e foguetes espaciais Pivdenmash, conhecida como Yuzhmash pelos russos.
Os EUA retiraram-se formalmente do histórico Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) de 1987 com a Rússia em 2019. Autoridades norte-americanas afirmaram que Moscou violou o acordo, uma acusação que o Kremlin negou.
Posição da Ucrânia
A Força Aérea da Ucrânia disse que a Rússia disparou um ICBM contra o Dnipro, embora os Estados Unidos tenham afirmado que isso estava incorreto. Os ICBMs são definidos como tendo um alcance superior a 5.500 km (3.400 milhas).
O presidente Volodymyr Zelensky disse que um ataque russo com um novo tipo de míssil balístico era uma "escalada clara e severa" e apelou à condenação mundial (com Reuters e Sputnik).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: