Xi afirma que não há vencedor em guerras tarifárias, após encontro com Pedro Sanchez
Presidente chinês defende o multilateralismo, critica o unilateralismo e reafirma o compromisso com a globalização econômica
247 – Durante reunião realizada nesta sexta-feira (11) no Palácio de Hóspedes de Diaoyutai, em Pequim, o presidente da China, Xi Jinping, afirmou que “não há vencedor em uma guerra tarifária” e advertiu que “ir contra o mundo só resultará em isolamento”. As declarações foram feitas ao lado do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, em visita oficial ao país. As informações são da agência estatal chinesa Xinhua.
Na conversa, Xi destacou que o progresso da China, ao longo de mais de 70 anos, foi alcançado “por meio da autossuficiência e da luta árdua, sem depender da benevolência de outros, muito menos temendo repressões injustificadas”. O presidente acrescentou que, independentemente das mudanças no cenário externo, a China manterá a confiança e o foco na boa condução de seus assuntos internos.
O líder chinês também ressaltou a importância da cooperação com a União Europeia (UE), descrevendo os dois blocos como “grandes economias globais” e “defensores firmes da globalização econômica e do livre comércio”. Xi lembrou que, somados, China e UE respondem por mais de um terço da produção econômica mundial, formando “uma estreita relação de simbiose econômica”.
Nesse contexto, ele propôs que ambos “assumam suas responsabilidades internacionais, defendam em conjunto a globalização econômica e o ambiente de comércio internacional, e resistam ao bullying unilateral”. Para Xi, essa atuação conjunta não apenas resguarda os interesses legítimos de China e Europa, como também “preserva a justiça e a equidade na comunidade internacional e sustenta as regras e a ordem internacionais”.
Por sua vez, o premiê espanhol elogiou a relação sino-europeia. “A China é um parceiro importante da UE, e a Espanha sempre apoiou o desenvolvimento estável dessas relações”, declarou Pedro Sánchez. Segundo ele, a União Europeia permanece comprometida com o comércio livre e aberto, com o multilateralismo e “se opõe ao aumento unilateral de tarifas”.
Sánchez reiterou que, diante de um cenário internacional complexo e desafiador, tanto a Espanha quanto a UE estão dispostas a fortalecer a comunicação e a coordenação com a China. O objetivo, segundo ele, é “manter a ordem do comércio internacional, enfrentar desafios como a mudança climática e a pobreza, e proteger os interesses comuns da comunidade internacional”.
O encontro ocorre em meio a crescentes tensões no comércio global, impulsionadas por medidas protecionistas adotadas por algumas potências, especialmente após o retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, em seu segundo mandato iniciado em janeiro de 2025. A fala de Xi Jinping reforça a postura da China como defensora de uma ordem global baseada em regras e cooperação multilateral, em contraste com as tendências isolacionistas de algumas nações ocidentais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: