TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Zelensky faz ressalvas após Trump propor controle americano de instalações energéticas ucranianas

      Presidente ucraniano afirmou que conversas com EUA sobre a "propriedade" de usinas nucleares ucranianas se concentraram apenas na usina de Zaporizhzhia

      Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Kiev - 13/03/2025 (Foto: REUTERS/Alina Smutko)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pisou nos freios após Washington propor a "propriedade" americana sobre o fornecimento de energia elétrica e as usinas nucleares da Ucrânia.

      Segundo Zelensky, as conversas com Trump sobre a "propriedade" de usinas nucleares ucranianas se concentraram apenas na usina de Zaporizhzhia, controlada pela Rússia mas desconectada de seu sistema elétrico. 

      Ele disse que a "propriedade" não foi discutida especificamente, mas que um papel dos EUA no controle da usina era uma "questão de saber se somos capazes de recuperá-la e retomar as operações", de acordo com o Financial Times. O presidente ucraniano fez os comentários durante uma entrevista por Zoom com jornalistas na noite de quarta-feira (19).

      Zelensky afirmou que estava explorando com Trump se "poderia haver um entendimento de que os EUA poderiam recuperar [a usina]". "... e o presidente perguntou: 'E se houver um entendimento de que a América pode restaurá-la?'", descreveu Zelensky aos repórteres.

      "Eu disse a ele [Trump]: 'Sim, se for possível modernizar, investir dinheiro, etc., estamos prontos para discutir isso com você.' Mas falamos exclusivamente sobre uma usina que está sob ocupação temporária da Rússia", disse. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados