Zelensky transforma estátua soviética em outdoor dos EUA
Presidente ucraniano aproveitou discurso de Ano Novo para expressar que os EUA continuarão ao lado de Kiev, enquanto Donald Trump elabora um plano de paz
247 - Diante da colossal Estátua da Mãe Pátria, em Kiev, iluminada com bandeiras de diversos países, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky transmitiu sua mensagem de Ano Novo. O monumento, erguido na época soviética e dedicado à resistência soviética contra a Alemanha nazista, foi destacado durante o discurso com projeções das cores da bandeira estadunidense, enquanto Zelensky mencionava o apoio de Washington desde o início do conflito Otan-Rússia em solo ucraniano. A estátua também exibiu as bandeiras de nações como Alemanha, França, Dinamarca, Reino Unido, Japão, Canadá e Itália, simbolizando a aliança internacional contra Moscou.
Zelensky aproveitou o discurso de Ano Novo para reafirmar a força de seu país como condição para a paz. "Sabemos que a paz não nos será dada como um presente, mas faremos tudo para deter a Rússia e acabar com a guerra, algo que cada um de nós deseja", disse Zelensky, tendo como pano de fundo a bandeira nacional azul e amarela, cenas de batalhas e imagens de crianças.
O líder ucraniano expressou confiança de que os Estados Unidos continuarão ao lado de Kiev, enquanto o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, elabora um plano de paz. Trump, por sua vez, tem reiterado que sua prioridade é encerrar o conflito e conter o que ele considera uma drenagem de recursos americanos em forma de ajuda militar à Ucrânia.
A Estátua da Mãe Pátria, inaugurada em 1981, retrata uma mulher empunhando uma espada e um escudo. Em julho de 2023, o símbolo soviético da foice e do martelo foi removido do escudo e substituído pelo tridente ucraniano, emblema nacional do país, em cumprimento à chamada "lei de descomunização", adotada em 2015. Desde então, a Ucrânia tem intensificado a remoção de monumentos da era soviética, renomeação de ruas e placas, como parte de um esforço que chama de luta contra a "ocupação russa". Essa campanha se ampliou recentemente para incluir tudo relacionado à Rússia.
A estética do discurso de Zelensky faz parte do esforço da Ucrânia, junto com os países bálticos, de destruir de forma mais ativa os memoriais da era soviética em seus territórios após o início da operação militar da Rússia na Ucrânia.
O desmantelamento de símbolos soviéticos é acompanhado de críticas do governo russo. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou que as autoridades ucranianas seguem uma política de desrussificação agressiva e assimilação forçada há anos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: