TV 247 logo
    HOME > Poder

    "É hora de cuidar do que foi plantado e preparar a colheita", diz Lula aos ministros

    Esta foi a principal mensagem da reunião ministerial desta quinta-feira

    Presidente Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se nesta quinta-feira, 8 de agosto, com todos os ministros no Palácio do Planalto para realizar um balanço de seu governo, que completou um ano e sete meses. A reunião também contou com a presença de líderes do governo no Congresso, no Senado, na Câmara, e de dirigentes de importantes instituições, como o Banco da Amazônia, BNDES, Banco do Brasil, Correios, Banco do Nordeste, Petrobras e IBGE.

    Durante o encontro, Lula enfatizou que o momento é de focar na implementação dos projetos já anunciados, reforçando a importância de garantir resultados concretos até o fim do mandato. "Chegou a hora de cuidar do que foi plantado e fazer com que a gente possa, até o final do mandato, colher", disse o presidente, ecoando a metáfora agrícola que marcou o tom da reunião.

    O ministro da Casa Civil, Rui Costa, que ao final do encontro concedeu declarações à imprensa, definiu a reunião como "extremamente positiva". Segundo ele, todos os ministros tiveram a oportunidade de apresentar as principais linhas de atuação e as perspectivas de suas respectivas pastas até o final do ano. “É uma reunião onde todos saem bastante otimistas com o momento que estamos vivendo e com o que foi planejado. Chegou o momento da colheita”, afirmou Rui.

    Foco na Implementação

    A orientação de Lula é clara: os ministros devem se concentrar na execução dos projetos e programas que já estão em andamento. "Hoje não teve nenhum tipo de ressalva, de chamamento de atenção e, portanto, a orientação é de que a gente busque monitorar. O que o presidente enfatiza é que chegou a hora de implementar aquilo que foi anunciado", reforçou o ministro Rui Costa.

    Lula fez uma avaliação positiva do governo até o momento, destacando a estabilidade econômica, o aumento das taxas de emprego com carteira assinada, a queda do desemprego e o controle da inflação. "O que fizemos aqui neste um ano e oito meses era impensável de ser feito. Eu posso afirmar a vocês que já fizemos mais do que a gente tinha feito no nosso governo passado", declarou o presidente.

    Cenários Econômicos e Orçamentários

    Durante a reunião, o Ministério da Fazenda apresentou indicadores econômicos favoráveis, com destaque para o crescimento substancial das linhas de crédito oferecidas pelos bancos, abrangendo desde o microcrédito até o financiamento para grandes empresas. O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), um dos principais projetos do governo, já alcançou 30% de execução financeira em agosto, conforme relatado pela Casa Civil.

    Rui Costa também abordou a questão do orçamento, reafirmando o compromisso de Lula com a responsabilidade fiscal. Ele destacou que os ministérios estão ajustando seus programas em conformidade com o orçamento disponível. "É necessário o corte em função do compromisso reiterado muitas vezes pelo presidente de compromisso com a política fiscal, com a responsabilidade fiscal, com o equilíbrio fiscal. O corte faz parte da reafirmação desse compromisso do presidente e todos estão cientes disso e vida que segue. Vai ter que se ajustar isso dentro do cronograma de execução dos programas de cada ministério", explicou.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados