Eduardo Bolsonaro intensifica lobby nos EUA por sanções contra Alexandre de Moraes
Deputado já acumula três viagens ao país este ano para pressionar autoridades americanas sobre a atuação do STF
247 - O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) tem intensificado suas viagens aos Estados Unidos para buscar apoio contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo informações da Folha, Eduardo tem se reunido com parlamentares e integrantes do Departamento de Estado para denunciar supostas restrições à liberdade de expressão no Brasil e pressionar por sanções contra Moraes. Sua estratégia inclui a tentativa de influenciar o Congresso americano e eventuais decretos do Executivo.
Em sua terceira viagem aos Estados Unidos este ano, Eduardo participou da CPAC, maior conferência conservadora do mundo, onde criticou publicamente Moraes e defendeu o pai. Anteriormente, o deputado esteve no país para encontros com autoridades e para a posse do ex-presidente americano Donald Trump.
O embate entre bolsonaristas e o ministro do STF já chegou aos tribunais americanos. Empresas como a Truth Social, de Trump, e a plataforma de vídeos Rumble recorreram à Justiça da Flórida para contestar a legalidade das ordens judiciais de Moraes. Paralelamente, aliados de Bolsonaro trabalham para obter medidas legislativas e executivas que pressionem o magistrado.
"Estamos fazendo alertas, criando consciência. É isso que temos feito aqui: batido de porta em porta. As portas estão abertas para nós. Estamos muito felizes com esse novo governo. Somos bem recebidos", afirmou Eduardo.
A possibilidade de um decreto de Donald Trump contra Moraes também é ventilada entre bolsonaristas, que citam precedentes de sanções a integrantes do Tribunal Penal Internacional (TPI). No entanto, fontes ligadas ao presidente dos EUA indicam que ele tem sido cauteloso, evitando medidas que possam afetar a relação bilateral com o Brasil. No STF, a tendência é reforçar a unidade da corte diante das tentativas de pressão externa.
Enquanto isso, Bolsonaro segue sob pressão judicial no Brasil, enfrentando uma denúncia por liderar uma tentativa de golpe para impedir a posse de Lula. Durante a Cpac, Trump agradeceu a presença de Eduardo, mas evitou comentar a situação de Moraes e do presidente brasileiro Lula.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: