TV 247 logo
HOME > Poder

Lewandowski sugere que X, de Elon Musk, pode estar a serviço de grupos de extrema direita

Durante seminário sobre IA em São Paulo, ministro disse que "a democracia será destruída certamente se for feita por meio da internet, por meio de robôs"

Ricardo Lewandowski (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, fez um alerta sobre o impacto das plataformas digitais na política durante o seminário "Impactos Setoriais da Inteligência Artificial", realizado em São Paulo pela Universidade Santo Amaro (Unisa), nesta sexta-feira (20). De acordo com reportagem do jornal O Globo, Lewandowski sugeriu que o X, de Elon Musk, estaria atuando como um serviço para grupos de extrema direita, interferindo em processos políticos de vários países.

Lewandowski comparou a situação enfrentada pelo Brasil com o embate entre o governo dos Estados Unidos e o TikTok, que está sob pressão para transferir seu controle a uma empresa americana devido a questões de segurança nacional. “Esse mesmo braço de ferro que os Estados Unidos estão trabalhando com o TikTok, nós agora estamos trabalhando com o X, do Elon Musk, que estaria a serviço de grupos de extrema direita”, afirmou o ministro.

O X foi bloqueado no Brasil por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto, após ser acusado de contribuir para a disseminação de conteúdo extremista. Segundo Lewandowski, o controle das redes sociais sobre o que pode ou não ser divulgado é uma questão "muito séria", com o potencial de desestabilizar sistemas políticos ao redor do mundo.

Lewandowski enfatizou os riscos das plataformas digitais, incluindo o uso de algoritmos para manipular a informação, o que pode minar a democracia. “A democracia será destruída certamente se for feita por meio da internet, por meio de robôs, por meio de mensagens que são impulsionadas de forma artificial. Muitos entendem que nós já vivemos uma algocracia [...], um regime onde os algoritmos influenciam diretamente na vida pública”, finalizou o ministro.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados