TV 247 logo
HOME > Poder

Lula exalta trabalho de Padilha em meio a desafios constantes com o Congresso

Presidente também fez elogios ao Congresso, citando a aprovação da PEC da Transição

Lula e Alexandre Padilha (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou a importância da gestão ambiental, da democracia na governança e destacou a competência do ministro Alexandre Padilha frente a um dos cargos mais desafiadores do governo. As declarações se deram durante a cerimônia de anúncio da seleção do programa Minha Casa, Minha Vida Rural e Entidades nesta quarta-feira (10).

Lula ressaltou a importância de convencer os gestores municipais sobre o valor ambiental, afirmando que "Temos que convencer os prefeitos que uma árvore em pé vale mais do que a derrubada de alguns hectares de terra". Sobre a relação governo-Congresso, destacou a habilidade de Padilha, ministro das Relações Institucionais: "Padilha tem o cargo mais espinhoso do governo. A relação é muito boa no começo com o Congresso. Quando começa a cobrança e não há entrega, há o martírio. Ele é um ministro que está durando muito tempo no seu cargo e vai continuar pela competência dele".

O presidente também criticou abordagens anteriores ao governo, particularmente sob a administração de Jair Bolsonaro, enfatizando a importância de uma governança republicana e democrática que respeite todos os cidadãos igualmente. Criticou a falta de respeito com as pessoas mais humildes e desmentiu promessas do programa Casa Verde e Amarela, anteriormente propagandeado.

Lula anunciou exigências para o novo formato do Minha Casa, Minha Vida, como a inclusão de varandas nas casas, e revelou planos futuros para facilitar a aquisição e reforma de habitações para famílias de diversas faixas de renda. Além disso, expressou preocupação com a habitação para trabalhadores que ganham salários intermediários.

O presidente fez uma crítica velada ao uso de recursos pelo governo anterior para fins eleitorais e às reclamações sobre o número de ministérios. Enalteceu a "capacidade multiuso da terra" e reconheceu o papel colaborativo do Congresso Nacional no apoio às iniciativas do governo, incluindo a aprovação da PEC da transição e a gestão de um orçamento restrito.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados