TV 247 logo
    HOME > Brasília

    Centrão avança em negociações com governo sobre ministérios, e aliados defendem Lira na Esplanada

    Aliados do presidente da Câmara defendem que ele assuma o Ministério da Agricultura

    Arthur Lira (Foto: Carlos Moura/SCO/STF)
    Otávio Rosso avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está avançando nas negociações com o Centrão sobre a nova distribuição de cargos e uma maior participação do grupo na Esplanada dos Ministérios. Segundo o g1, aliados de Arthur Lira (PP-AL) e alguns membros do governo defendem que o presidente da Câmara dos Deputados  assuma o Ministério da Agricultura.

    Apesar da movimentação de seus aliados, Lira nega nos bastidores a possibilidade de assumir algum ministério. Caso as negociações avancem, Isnaldo Bulhões (MDB), deputado federal por Alagoas, surge como nome cotado para substituir Alexandre Padilha na articulação política do governo.

    Apesar dos avanços nas conversas sobre a ocupação de cargos, líderes do centrão alertam que a simples distribuição de espaços no Executivo não é suficiente para resolver os desafios de governabilidade que o governo de Lula enfrenta. Para esses aliados, a crise estrutural do país, principalmente nos campos econômico e da relação do governo com o Congresso, ainda exige soluções mais profundas.

    Com as trocas no governo sendo discutidas e cobradas por aliados, o foco também está voltado para as eleições de 2026. Uma das apostas dentro do governo é que uma possível eleição de Hugo Motta, atual vice-presidente da Câmara, para a presidência da Casa, possa melhorar o relacionamento entre o Planalto e o Congresso, especialmente com a saída de Lira do cargo. Essa articulação visa uma reconfiguração política que permita ao governo de Lula avançar com mais facilidade em suas propostas nos próximos meses.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados