TV 247 logoAPOIE o 247
Buscar
HOME > Brasília

"Certeza que vai ser aprovada ainda este ano", diz Flávio sobre anistia a Bolsonaro e condenados pelo 8/1

Senador revela articulação para reverter inelegibilidade do pai e anistiar envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023

Eduardo e Flávio Bolsonaro (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou, em entrevista à coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles, que o Congresso Nacional tem trabalhado ativamente para aprovar uma anistia que beneficiará seu pai, Jair Bolsonaro (PL), e os condenados pela tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Segundo ele, a articulação está avançada e a aprovação da medida é apenas uma questão de tempo. “Certeza que vai ser aprovada ainda este ano, tanto no Congresso quanto no Senado”, declarou Flávio.

O senador acredita que a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tornou Bolsonaro inelegível até 2030, poderá ser revertida por meio dessa anistia, argumentando que o julgamento teria sido 'politicamente influenciado'. Ele destacou que a conjuntura política no país pode mudar até 2026, possibilitando a volta de Bolsonaro à cena eleitoral. Além disso, Flávio expressou confiança de que a anistia não beneficiará apenas seu pai, mas também aqueles que foram presos em razão dos atos de 8 de janeiro, os quais ele considera "injustiçados".

Flávio foi questionado sobre a possibilidade de a anistia aos condenados pelo 8/1 se estender a Jair Bolsonaro, e ele respondeu que acredita que, ao beneficiar os envolvidos nos acontecimentos de janeiro, a anistia "direta ou indiretamente" acabará repercutindo na situação jurídica de seu pai, reposicionando-o no cenário político. 

A inelegibilidade de Bolsonaro foi decretada pelo TSE em junho do ano passado, por cinco votos a dois, após o tribunal concluir que ele abusou do poder político e usou de forma indevida os meios de comunicação. O caso se refere a uma reunião que Bolsonaro organizou com embaixadores durante a pré-campanha de 2022, onde fez acusações sem provas ao sistema eleitoral brasileiro. 

Com a anistia em pauta no Congresso, a estratégia bolsonarista é focar em reverter a inelegibilidade e, consequentemente, garantir a participação de Jair Bolsonaro nas eleições de 2026.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados