TV 247 logo
    HOME > Brasília

    Em Brasília, Lula faz forte discurso contra violência doméstica: "mulher não foi feita para apanhar"

    Presidente participou da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do novo Instituto Federal e destacou a importância da educação para a igualdade de gênero

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia de Lançamento da Pedra Fundamental do Campus Sol Nascente do Instituto Federal de Brasília (IFB) (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do novo Instituto Federal na favela Sol Nascente, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou a ocasião para abordar um tema grave e persistente na sociedade brasileira: a violência contra as mulheres. Em seu discurso, o presidente fez um apelo por mudanças de atitude e reforçou a importância da educação na luta pela igualdade de gênero.

    O presidente compartilhou uma história pessoal impactante sobre sua mãe, que, apesar de analfabeta e com oito filhos, decidiu se afastar do marido, descrito por Lula como 'um homem muito bruto'. "Eu tenho orgulho da minha mãe, porque normalmente as pessoas falam que quando o marido dentro de casa bate na mulher, ela fica com ele porque depende dele para comer. A minha mãe tinha oito filhos e um dia tomou a decisão de largar do meu pai porque ele era um homem muito bruto, muito ignorante e batia muito nos filhos", relatou.

    "Pois a minha mãe, com oito filhos menores, teve coragem de largar do meu pai e morar num barraco, meu pai passou mais uns 4 anos implorando para ela voltar e ela não voltou; saiu de onde a gente morava e veio para São Paulo. Ela criou os oito filhos da forma mais decente possível e o caçula dela está aqui, presidente da República", disse o presidente.

    Ao concluir este trecho de sua fala, Lula reiterou a mensagem que sua mãe lhe passou, de nunca recorrer à violência: "mulher não foi feita para apanhar. A minha mãe era analfabeta, não sabia fazer um "o" com um copo, mas ela me dizia: meu filho, se um dia você casar e tiver problemas com sua mulher, nunca levante a mão para ela. Saia de casa, deixe ela cuidar da casa e vá procurar o que fazer, mas nunca levante a mão para bater numa mulher".

    A fala do presidente também destacou a importância do acesso à educação de qualidade para as mulheres, como forma de promover a independência financeira e possibilitar que se afastem de situações de abuso. "É mais importante ainda", disse Lula sobre a relevância do novo instituto educacional para as mulheres da comunidade.

    NOVO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - O novo Instituto Federal de Brasília, localizado na favela Sol Nascente, é parte de uma iniciativa maior que visa expandir e modernizar a educação profissional no país. Com um investimento total de R$ 25 milhões, o instituto oferecerá 1,4 mil novas vagas para estudantes da região, que é conhecida por ser a maior favela do Brasil, com mais de 100 mil habitantes.

    Essa iniciativa faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que prevê a construção de 100 novos campi em todo o Brasil, com um investimento total de R$ 3,9 bilhões. O objetivo é proporcionar oportunidades educacionais e de desenvolvimento em áreas menos favorecidas, contribuindo significativamente para a redução das desigualdades sociais.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados