GDF lança carreta da regularização e entrega 500 escrituras a moradores do DF
Novo projeto busca democratizar o acesso à moradia e garantir segurança jurídica para famílias do Distrito Federal
Agência Brasília – O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta sexta-feira (13), a Carreta da Regularização Fundiária, um projeto itinerante que busca agilizar a legalização de imóveis e ampliar o acesso à moradia digna no DF. O evento, realizado na Praça do Buriti, contou com a entrega de 500 escrituras gratuitas a moradores de diferentes regiões administrativas, marcando um importante passo na garantia de segurança jurídica para famílias que há anos aguardavam a regularização de suas propriedades.
Em discurso durante o evento, o governador Ibaneis Rocha destacou a importância da iniciativa. “O prazer de ter a casa própria é uma coisa que não tem tamanho. E essa foi uma das coisas que eu olhei quando resolvi sair da advocacia e vir para a política. Um dos grandes objetivos nossos, além de fornecer uma moradia digna para a população do Distrito Federal, é regularizar os milhares de imóveis que ainda não têm escritura na nossa capital”, afirmou o governador.
A vice-governadora Celina Leão também ressaltou o compromisso da atual gestão com a regularização fundiária. “A regularização fundiária é uma questão de suma importância que temos trabalhado em nossa gestão e conseguido grandes avanços, com segurança jurídica para quem recebe a tão sonhada escritura. É mais um compromisso cumprido por este GDF”, declarou.
Projeto itinerante e atendimento descentralizado
A Carreta da Regularização Fundiária, administrada pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), vai funcionar como uma extensão itinerante da entidade. O objetivo é aproximar os serviços de regularização fundiária da população, com estrutura adaptada para atender pessoas com deficiência e oferecer suporte em regiões onde a demanda por escrituras ainda é alta.
O projeto começará em São Sebastião e, nos próximos meses, atenderá outras regiões como Planaltina, Sol Nascente, Riacho Fundo e Riacho Fundo II. A carreta, que funcionará de segunda a sábado, é equipada com oito guichês de atendimento, área adaptada para pessoas com deficiência e sanitário.
O investimento na iniciativa é de R$ 4,58 milhões, incluindo R$ 2 milhões provenientes de emenda parlamentar do deputado distrital Rogério Morro da Cruz. O presidente da Codhab, Marcelo Fagundes, destacou a praticidade que o projeto trará para os moradores. “A carreta significa a Codhab levando conforto aos nossos clientes e indo até a porta das pessoas. Só no Arapoanga, por exemplo, serão regularizadas 9 mil moradias”, afirmou.
Sonho realizado para famílias do DF
Além do lançamento da carreta, a entrega de escrituras marcou um momento de realização para centenas de famílias. Entre os beneficiados estava o comerciante Marcos Antônio Ferreira, de 57 anos, morador do Riacho Fundo II, que celebrou a conquista. “Agora me sinto dono, a casa é minha. Vai facilitar em qualquer burocracia, para emissão de documentos e também para venda. O documento definitivo é a escritura, e agora eu tenho. Estou feliz porque há muitos anos espero essa oportunidade”, afirmou.
A ação reforça o compromisso do GDF em garantir moradia digna e segurança jurídica para os cidadãos, consolidando avanços no setor habitacional por meio da regularização fundiária.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: