TV 247 logo
HOME > Brasília

Lira quer convidar jornalista do "Twitter Files Brazil" para sessão na Câmara

Iniciativa é vista como uma provocação ao STF. Schellenberg serviu como munição para Elon Musk atacar o ministro Alexandre de Moraes

Jornalista Michael Schellenberger (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou a líderes partidários sua intenção de realizar uma sessão geral no plenário da Casa para discutir a situação do Twitter e as liberdades dos parlamentares nas redes sociais, segundo Igor Gadelha, do Metrópoles

Esta medida surge em resposta a um requerimento apresentado pelo deputado Mendonça Filho (União-PE), que propõe a realização de uma sessão para debater a liberdade de expressão e a imunidade constitucional dos parlamentares no ambiente digital. Segundo informações de líderes partidários, é provável que Lira acate o requerimento.

Uma das propostas discutidas é a inclusão do jornalista americano Michael Schellenberg como convidado para a sessão. Schellenberg é o autor das 'reportagens' conhecidas como “Twitter Files Brazil”, que foram utilizadas por Elon Musk para atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. 

Michael Shellenberger teria manipulado comunicações internas que Elon Musk lhe havia fornecido para falsamente afirmar que Moraes havia ameaçado apresentar acusações criminais contra o Twitter Brasil por não fornecer informações pessoais sobre usuários por motivos políticos. Na verdade, as únicas acusações feitas contra o Twitter Brasil durante o período dos chamados "Arquivos do Twitter-Brasil" foram feitas pelo Gaeco, a unidade de combate ao crime organizado do Ministério Público de São Paulo, depois que a empresa não forneceu dados de usuários de um membro do PCC. 

A iniciativa de Lira é vista por alguns como uma forma de provocação ao STF, especialmente após líderes do Centrão manifestarem descontentamento com a prisão preventiva do deputado Chiquinho Brazão, suspeito de envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados