Reabertura da sala Martins Pena terá nomes como Almir Sater, Plebe Rude e Chitãozinho e Xororó
Teatro Nacional Claudio Santoro volta a ser palco de grandes apresentações após quase uma década de espera
247 – A reinauguração da Sala Martins Pena, no Teatro Nacional Claudio Santoro, promete marcar um momento histórico para a cultura do Distrito Federal. Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), o evento, batizado de Projeto Viva o Teatro, ocorrerá entre os dias 18 e 23 deste mês e trará apresentações de artistas locais e nacionais, além da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS), segundo informa a Agência Brasília.
Nos dias 18 e 20, a programação será restrita a convidados, incluindo homenagens aos trabalhadores da obra. Nos dias subsequentes, o público poderá assistir a shows de Almir Sater, da banda Plebe Rude, e ao espetáculo da Cia de Comédia Os Melhores do Mundo. Os ingressos para as apresentações abertas estarão disponíveis no site Sympla, com data de liberação ainda a ser anunciada.
“A reabertura do Teatro Nacional Claudio Santoro foi um compromisso que firmamos desde o início deste governo. Entregar a Sala Martins Pena representa devolver para o Distrito Federal um de seus equipamentos públicos mais simbólicos. Esperamos que essa reinauguração aqueça o setor cultural e turístico da cidade, levando cultura, emprego e renda para a nossa população”, declarou o governador Ibaneis Rocha.
Programação diversa e inclusiva
O evento de reabertura terá início no dia 18 com um concerto exclusivo da OSTNCS, batizado de Sinfonia do Concreto, em homenagem aos trabalhadores que participaram da obra. No dia 20, a orquestra dividirá o palco com a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, no espetáculo O Novo Ato. Este será o primeiro concerto do grupo residente do teatro desde 2013.
No sábado (21), o cantor e violeiro Almir Sater se apresentará em um show especial, seguido, no domingo (22), por duas sessões do espetáculo inédito TelaPlana, da Cia de Comédia Os Melhores do Mundo. A programação se encerra na segunda-feira (23) com o show Hoje é dia de rock, da banda Plebe Rude e convidados, uma homenagem à Brasília e à sua forte relação com o rock nacional.
“A reabertura do Teatro Nacional é mais do que uma obra exitosa, é devolver para a população do DF o maior equipamento cultural do país, não só em tamanho, mas em grandiosidade e representatividade”, afirmou Claudio Abrantes, secretário de Cultura e Economia Criativa.
Restauração histórica
Fechado em 2014 devido a mais de 100 irregularidades apontadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e pelo Ministério Público, o Teatro Nacional Claudio Santoro passou por uma extensa obra de restauração, iniciada em dezembro de 2022. A primeira etapa, que incluiu a Sala Martins Pena e seu foyer, custou R$ 70 milhões, com investimento da Novacap e da Secec-DF.
A capacidade da sala foi ampliada para 480 lugares, com assentos acessíveis a pessoas com deficiência. Além disso, poltronas, carpetes e cortinas foram substituídos, banheiros reformados e áreas expositivas transformadas em memoriais. O sistema de ventilação e iluminação também foi modernizado, respeitando o design original.
Futuro promissor
O Governo do Distrito Federal já anunciou a segunda fase da obra, que terá investimento de R$ 320 milhões. Os projetos incluem a restauração das salas Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno e do Espaço Dercy Gonçalves, além de um novo anexo.
A reabertura da Sala Martins Pena simboliza não apenas a recuperação de um importante espaço cultural, mas também um impulso para o turismo e a economia criativa de Brasília.
Programação detalhada – Projeto Viva o Teatro
- Dia 18: Concerto Sinfonia do Concreto (exclusivo para trabalhadores), às 20h
- Dia 20: OSTNCS e Chitãozinho e Xororó (O Novo Ato, exclusivo para convidados), às 20h
- Dia 21: Show de Almir Sater, às 19h30 (aberto ao público)
- Dia 22: Espetáculo TelaPlana, da Cia de Comédia Os Melhores do Mundo, às 17h e 19h30 (aberto ao público)
- Dia 23: Show Hoje é dia de rock com Plebe Rude e convidados, às 20h (aberto ao público).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: