TV 247 logo
    HOME > Brasília

    Redução das alíquotas do ITBI é sancionada pelo governo do Distrito Federal

    Medida estabelece uma redução de 3% para 1% no ITBI sobre imóveis novos, e de 2% para os demais imóveis

    Ibaneis Rocha (Foto: RENATO ALVES, Agência Brasília)
    Paulo Emilio avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sancionou a Lei nº 7.635/2024, que promove uma redução nas alíquotas do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) no Distrito Federal. A medida, publicada na edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de segunda-feira (23), estabelece uma redução de 3% para 1% no ITBI sobre imóveis novos, e de 2% para os demais imóveis. A mudança visa estimular o setor imobiliário e impulsionar a economia local.

    Segundo o secretário de Economia, Ney Ferraz, a redução do imposto responde a uma antiga demanda do setor produtivo e tem o objetivo de fomentar o mercado imobiliário da região. “A determinação do governador Ibaneis é trabalharmos sempre na construção de um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. E a redução do ITBI converge nesse sentido, pois estimula as transações imobiliárias, novas construções, gera emprego e renda”, explicou o secretário.

    O ITBI é um imposto cobrado sobre a transferência de propriedade de bens imóveis, sendo pago pelos compradores. Com a mudança nas alíquotas, a expectativa é que as transações imobiliárias se intensifiquem, beneficiando tanto o setor da construção civil quanto a economia do Distrito Federal. As novas alíquotas começarão a valer a partir de 1º de janeiro de 2025, com o ITBI reduzido a 1% para a primeira transmissão de imóvel novo edificado e a 2% para os demais casos.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados