Sabatina de Galípolo é marcada para 10 de setembro e terá Jaques Wagner como relator
Senadores bolsonaristas admitem que Gabriel Galípolo deverá ser aprovado para comandar o Banco Central
247 - Indicado pelo presidente Lula (PT) para a presidência do Banco Central, Gabriel Galípolo será sabatinado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado no dia 10 de setembro. A sabatina terá o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), como relator.
Em entrevista à Rádio MaisPB, da Paraíba, nesta sexta-feira (30), o presidente Lula comentou a indicação de Galípolo: "ele tem o perfil de uma pessoa competentíssima e de um brasileiro que gosta do Brasil. É um jovem extremamente competente".
O presidente também garantiu que, se aprovado, Galípolo terá total autonomia no comando da autarquia: "se um dia o Galípolo chegar para mim e falar ‘olha, tem que aumentar os juros’. Ótimo".
Aliados de Jair Bolsonaro (PL) no Senado se preparam para tentar constranger e pressionar Galípolo durante a sabatina, mas o consenso é de que ele não terá maiores dificuldades para ser aprovado, segundo relata Malu Gaspar, do jornal O Globo.
A CAE, composta por 27 senadores, conta com uma maioria de oposicionistas e independentes. No entanto, em temas menos polêmicos, como incentivos setoriais, costuma conceder pelo menos 15 votos favoráveis ao governo Lula. Será a segunda vez que Galípolo enfrentará uma sabatina na comissão e uma votação no plenário do Senado em dois anos. Em julho do ano passado, ele foi aprovado para o cargo de diretor de política monetária do Banco Central, com 39 votos a favor, 12 contrários e uma abstenção.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: