TV 247 logo
      HOME > Brasília

      Sindicato dos Bancários critica compra do Banco Master pelo BRB e questiona gestão da instituição

      Entidade manifesta preocupação com transparência da operação e cobra posicionamento do governador do DF

      Banco Regional de Brasília BRB (Foto: Divulgação)

      247 - O Sindicato dos Bancários de Brasília manifestou "profunda preocupação" com a compra do Banco Master pelo BRB (Banco de Brasília), banco estatal do Distrito Federal. Em nota divulgada neste domingo (30), a entidade afirmou que a operação, aprovada pelo Conselho de Administração do BRB, levanta "sérios questionamentos sobre a responsabilidade na gestão" da instituição.

      A aquisição de 58% das ações do Banco Master foi aprovada na última sexta-feira (28), e o valor da operação, não oficialmente divulgado, gira em torno de R$ 2 bilhões. O sindicato criticou a falta de participação da Câmara Legislativa do DF na decisão e questionou a competência do conselho para conduzir a compra.

      "Seguiremos acompanhando de perto todas as decisões que possam comprometer a estabilidade do banco, a transparência na administração dos recursos públicos e a manutenção dos empregos dos trabalhadores da instituição", declarou a entidade.

      Além disso, o sindicato cobrou um posicionamento do governador Ibaneis Rocha (MDB), pedindo que ele "assuma sua responsabilidade na preservação do BRB como uma instituição pública, sólida e comprometida com o atendimento à população do DF".

      A operação também gerou surpresa entre funcionários do BRB, que foram informados da compra somente após o anúncio oficial. Uma reunião interna com gestores ocorreu na sexta-feira (28), e uma live com demais funcionários está prevista para esta segunda-feira (31).

      O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, negou pressões políticas e classificou como "fake news" algumas das críticas ao negócio. Segundo ele, a aquisição representa uma oportunidade para ampliar a atuação nacional do banco. "O que a gente tem é uma senhora oportunidade na mão para o BRB se posicionar como um banco bem maior e nacional", afirmou.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados