TV 247 logo
    HOME > Brasília

    STF condena mais 15 pessoas pela participação nos atos golpistas

    Os novos denunciados foram acusados de associação criminosa e incitação ao crime

    Atos Golpistas de 8 de janeiro de 2023 (Foto: Joedson Alves/Agência Brasil)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O Supremo Tribunal Federal condenou mais 15 pessoas que participaram dos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) invadiram a Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). Os novos denunciados foram acusados de associação criminosa (artigo 288, caput, do Código Penal) e incitação ao crime (artigo 286, parágrafo único, do CP), por estimularem as Forças Armadas a tomar o poder sob a alegação de fraude eleitoral e de exercício arbitrário dos poderes constituídos. Com a decisão, aumentou para mais de 230 o número de condenações das 1.390 denúncias feitas pela Procuradoria-Geral da República.

    As defesas alegaram, entre outros pontos, que as condutas dos réus não foram individualizadas, que os atos praticados por eles não seriam criminosos e que não houve intenção de cometer crimes (dolo).

    A maioria do Plenário acompanhou o voto do ministro Alexandre de Moraes (relator). Segundo o magistrado, mais de 400 réus em situação idêntica optaram por confessar a prática dos crimes e firmar o acordo de não persecução penal (ANPP).

    A pena imposta foi de um ano de reclusão pelo crime de associação criminosa e multa de 10 salários mínimos (valores de janeiro de 2023) por incitação ao crime. A pena de detenção foi substituída por restrição de direitos: 225 horas de prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas, participação presencial no curso “Democracia, Estado de Direito e Golpe de Estado”, elaborado pelo Ministério Público Federal, proibição de se ausentar da comarca de residência e de usar redes sociais e retenção dos passaportes até a extinção da pena.

    A condenação também prevê a revogação do porte de arma dos que eventualmente o tenham. Além disso, os réus dividirão a indenização por danos morais coletivos, no valor mínimo de R$ 5 milhões, com outros condenados pelos atos golpistas.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados