TV 247 logo
      HOME > Nordeste

      Consórcio Nordeste defende decreto do governo Lula sobre uso da força policial

      Nordeste apoia regulamentação do uso da força, enquanto Sudeste pede revogação do decreto

      Fátima Bezerra (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Consórcio Nordeste, sob a presidência da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, manifestou apoio ao decreto publicado pelo governo federal na última terça-feira (24), que regulamenta o uso da força em operações policiais. A medida, amplamente respaldada por entidades de direitos humanos e especialistas em segurança pública, busca estabelecer diretrizes para garantir uma atuação mais responsável e proporcional por parte das forças de segurança, diante da escalada da violência policial. 

      O decreto proíbe o uso de armas de fogo contra pessoas desarmadas e enfatiza que o nível de força empregado pelos agentes de segurança pública deve ser proporcional à gravidade da situação. Além disso, estabelece que os órgãos e profissionais da área devem assumir plena responsabilidade em casos de uso inadequado da força.

      Em nota, o Consórcio Nordeste destacou que o uso da força letal deve ser adotado apenas como último recurso, "exclusivamente em situações de legítima defesa", afirmando que a diretriz "está plenamente alinhada ao decreto". 

      A nota também reforçou que o decreto não interfere na autonomia dos estados sobre as polícias. "Ao contrário, ele reafirma a centralidade da prudência, do equilíbrio e do bom senso no exercício da atividade policial. Além disso, sublinha a necessidade de constante modernização das técnicas de atuação, promovendo mais segurança tanto para os profissionais quanto para a sociedade, sempre com a preservação da vida como prioridade absoluta", declarou o consórcio.

      A manifestação ocorre após os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Cláudio Castro (PL-RJ), Romeu Zema (Novo-MG) e Ratinho Júnior (PSD-PR) pedirem a revogação do decreto.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados