TV 247 logo
    HOME > Nordeste

    Deputados golpistas começam a sentir o peso de seus crimes, diz Gleisi após decisão contra Girão

    Deputado bolsonarista incitou a tentativa de golpe de Estado após a eleição do presidente Lula

    General Girão (Foto: Cleia Viana/Agência Câmara)
    Leonardo Sobreira avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, foi às redes sociais neste domingo (12) celebrar a recente condenação do deputado federal bolsonarista General Girão (PL-RN) por incentivar os atos golpistas, que culminaram nos ataques de 8 de janeiro de 2023. 

    A dirigente qualificou como "exemplar" a decisão, que cita o incentivo dado pelo bolsonarista a um acampamento golpista em frente a um quartel militar em Natal-RN. Segundo ela, Girão é mais um parlamentar envolvido nos atos golpistas que começa a enfrentar as consequências de seus crimes contra a democracia.

    "É exemplar a decisão da Justiça Federal no Rio Grande do Norte que condenou o deputado General Girão, do PL de Bolsonaro, a pagar R$ 2 milhões por ter incitado o golpe e a violência política contra a eleição de Lula em 2022. A sentença pune Girão por ter divulgado nas redes sociais mentiras sobre o processo eleitoral e ter promovido 'discurso de ódio' contra as instituições e o presidente Lula. Ele foi um dos incentivadores do acampamento golpista em frente a um quartel do Exército em Natal, atuando fortemente na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023. Girão é mais um que começa a sentir o peso de seus crimes contra a democracia e o país", escreveu a deputada federal (PR) na plataforma X. 

    O Ministério Público Federal (MPF) no Rio Grande do Norte obteve a condenação de Girão e da União por danos morais coletivos ao fomentar atos antidemocráticos após as eleições de 2022, informou o órgão no sábado (11). A União, o estado do Rio Grande do Norte e o município de Natal também foram condenados por omissão na proteção à democracia.

    Segundo o MPF, Girão usou ativamente suas redes sociais, "em claro abuso da liberdade de expressão e da imunidade parlamentar", para estimular condutas que atentavam contra a ordem democrática, inclusive a continuidade do acampamento golpista. 

    A sentença determina o pagamento, entre todos os réus, de R$ 5 milhões em indenizações e a exclusão de publicações em redes sociais do deputado, além da realização de evento público e ações educativas para coibir atos contra o Estado Democrático de Direito.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados