TV 247 logo
    HOME > Nordeste

    José Guimarães: 'o Banco Central não está cumprindo sua função de controlar moeda, inflação e proteger o emprego'

    De acordo com o deputado, Roberto Campos Neto trabalha para "esconder a especulação com o dólar"

    José Guimarães (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O deputado federal José Guimarães (PT-CE) afirmou nesta terça-feira (2) que a alta do dólar é consequência da falta de iniciativa do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para não deixar as especulações financeiras estimularem a desvalorização do real, e controlar o valor da moeda norte-americana.

    O valor da moeda norte-americana subiu para a R$ 5,6 e chegou a bater a marca dos R$ 5,7 nesta terça. "Essa tentativa de responsabilizar o presidente @LulaOficial pela alta do dólar é um jogo antigo, que visa esconder a especulação com o dólar. O Banco Central não está cumprindo sua função de controlar a moeda, a inflação e proteger o emprego. As críticas do presidente Lula ao presidente do Banco Central, Campos Neto, são corretas. Lula não deve ceder à pressão do mercado", escreveu o parlamentar na rede social X.

    Campos Neto tem sinalizado que o Banco Central não vai interferir no câmbio. Além desta medida, o dirigente do BC menciona o risco de inflação para justificar a lentidão na queda dos juros, atualmente em 10,50%. Por consequência, investidores aumentam a especulação em torno do real, o que incentiva a desvalorização da moeda brasileira.

    No caso dos juros, Campos Neto diz que um percentual baixo pode estimular alta inflacionária, mas o Brasil fechou 2023 com IPCA de 4,62%, abaixo da meta - entre 1,75% e 4,75%. Quando os juros caem, o crédito mais fica barato, as pessoas têm mais dinheiro para gastar, e podem ter maior poder de compra, o que, na avaliação feita pelo presidente do BC, pode gerar alta inflacionária.

    Aliados do governo Lula rebatem Campos Neto, reforçam que a inflação já está baixa e que é necessário baratear o crédito para estimular o consumo e o crescimento econômico.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados