Renan defende que Lula antecipe o nome do sucessor de Campos Neto
De acordo com o senador, o Banco Central "é autônomo, seu presidente atual não". "A inércia diante da especulação óbvia é a prova cabal disso"
247 - O senador Renan Calheiros (MBD-AL) afirmou nesta terça-feira (2) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria antecipar o nome de quem será a pessoa indicada para a presidência do Banco Central.
"Antecipar o nome do BC só traz benefícios: diminui tensões, esvazia a emenda perdulária da independência e mostra o perfil do futuro presidente para a qualificação do Banco. O BC é autônomo, seu presidente atual não. A inércia diante da especulação óbvia é a prova cabal disso", escreveu o parlamentar na rede social X.
O mandato de Roberto Campos Neto no BC termina em dezembro e aliados do governo federal vêm fazendo sucessivos apelos para que a autoridade monetária diminua com mais velocidade a taxa de juros, atualmente em 10,50%. Quando o percentual fica alto, as pessoas têm mais dificuldades de acesso ao crédito, diminui o poder de compras, e o crescimento econômico.
Outro motivo de insatisfação é o aumento do dólar. O presidente do BC tem dito que não vai interferir no câmbio e, ao citar risco de inflação, também estimula as especulações em relação ao real. Por consequência, existe a tendência de a moeda brasileira perder valor devido a meros ataques especulativos de agentes do mercado financeiro - um deles é Campos Neto.
A indignação contra o dirigente do BC também ocorre após o presidente da autoridade monetária sinalizar que pode ser ministro da Fazenda em uma eventual gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) caso o governador de São Paulo seja candidato a presidente da República em 2026 e vença a eleição.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: