TV 247 logo
    HOME > Nordeste

    "Papel central": deputado do PSB é acusado de manipulação eleitoral e desvios de emendas

    Investigação aponta envolvimento de Júnior Mano em compra de votos e direcionamento de recursos públicos desviados por empresas controladas por criminosos

    Júnior Mano (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
    Guilherme Paladino avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - Uma investigação conduzida pela Polícia Federal revelou que o deputado federal Júnior Mano (PSB-CE) desempenhou um papel central em um esquema de manipulação de eleições municipais em 51 cidades no Ceará, informa o portal UOL. O esquema envolvia compra de votos e desvio de recursos provenientes de emendas parlamentares. 

    Segundo a PF, o prefeito eleito de Choró (CE), Carlos Alberto Queiroz Pereira, conhecido como Bebeto do Choró, é apontado como líder de uma organização criminosa responsável pela compra de votos e lavagem de dinheiro por meio de contratos firmados entre prefeituras e empresas de fachada. Bebeto, aliado de Júnior Mano, encontra-se foragido da Justiça. Ele foi preso em novembro durante uma operação do Ministério Público do Ceará, solto após dez dias, mas teve uma nova ordem de prisão decretada em dezembro.

    Mesmo como foragido, Bebeto foi diplomado prefeito de Choró por procuração, e sua posse está prevista para o dia 1º de janeiro. Caso ele não compareça, o vice-prefeito deverá assumir temporariamente, mas a chapa enfrenta um pedido de cassação.

    Denúncias contra Júnior Mano

    A Polícia Federal alega que Júnior Mano não apenas tinha conhecimento das atividades, mas também participava diretamente do esquema. O juiz Flávio Vinícius Bastos, da 3ª Zona Eleitoral de Fortaleza, destacou no relatório que o parlamentar era um dos responsáveis pela manipulação eleitoral por meio da compra de votos e do direcionamento de recursos públicos desviados por empresas controladas pelo grupo criminoso. 

    A investigação também aponta que parte dos recursos desviados vinha de emendas parlamentares destinadas a alimentar o esquema e fortalecer a base política de Júnior Mano. 

    Em resposta às acusações, Júnior Mano afirmou ser “vítima do uso indevido” de seu nome e reiterou sua confiança nas instituições para que sua inocência seja comprovada.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados