TV 247 logo
    HOME > Nordeste

    Violência armada em Salvador deixa oito crianças baleadas em 2024

    Instituto Fogo Cruzado registra uma morte e sete feridos em meio a disputas entre facções e operações policiais na capital baiana

    (Foto: REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa)
    Camila França avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - Com poucos dias para o fim de 2024, Salvador vive mais um capítulo trágico da violência armada. Samuel de Andrade de Jesus, de apenas 5 anos, foi morto por uma bala perdida enquanto brincava na sala de sua casa, na Rua Lindóia, bairro de Itinga. O caso ocorreu na noite da última quarta-feira (18) e foi classificado como resultado de uma disputa entre grupos armados na região.

    De acordo com dados divulgados pelo Instituto Fogo Cruzado, este foi o primeiro caso de morte de uma criança causado por violência armada na capital baiana em 2024. Com o assassinato de Samuel, o total de crianças baleadas neste ano chega a oito: sete ficaram feridas e uma morreu. O levantamento abrange o período de 1º de janeiro a 18 de dezembro.

    Das oito vítimas infantis atingidas por disparos em Salvador, seis foram baleadas por balas perdidas, uma durante uma ação policial e outra em meio a uma disputa entre grupos criminosos. Dezembro se destacou como o mês mais violento, concentrando quatro dos casos registrados.

    Lista das crianças baleadas em 2024:

    • 04/02: Menino, 8 anos – Ferido por bala perdida enquanto brincava na casa da madrinha, no bairro de Mussurunga, Salvador.
    • 16/03: Menino, 5 anos – Baleado por disparo perdido durante ação policial no bairro de Saramandaia, Salvador.
    • 04/09: Menino, 11 anos – Ferido de raspão na cabeça durante uma tentativa de assalto enquanto jogava bola com amigos no bairro dos Mares, Salvador.
    • 10/10: Menina, 3 anos – Atingida em meio a disputa entre facções no bairro de Fazenda Coutos, Salvador.
    • 11/12: Três crianças – Feridas por bala perdida ao saírem de uma aula de um projeto esportivo no bairro de Campinas de Pirajá, Salvador.
    • 18/12: Samuel de Andrade de Jesus, 5 anos – Morto por bala perdida enquanto brincava dentro de casa durante confronto entre facções no bairro de Itinga, Salvador.

    Em 2023, o Instituto Fogo Cruzado registrou 17 crianças baleadas em Salvador no mesmo período: quatro morreram e 13 ficaram feridas.

    Sobre o Instituto Fogo Cruzado

     O Instituto Fogo Cruzado utiliza tecnologia para mapear e divulgar dados abertos sobre violência armada, contribuindo para a preservação da vida e fortalecimento da democracia. Com uma metodologia própria, o laboratório de dados produz mais de 50 indicadores inéditos sobre violência nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Belém.

    Por meio de seu aplicativo para dispositivos Android e iOS, o Fogo Cruzado registra tiroteios em tempo real, sendo o único banco de dados aberto sobre violência armada na América Latina. Os relatórios são divulgados mensalmente e podem ser acessados gratuitamente por meio de sua API.

    Acompanhe o Fogo Cruzado nas redes sociais: 

    X (antigo Twitter), Bluesky, Facebook e Instagram. 

    Também é possível baixar o aplicativo para dispositivos Android ou iOS.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados