“Batia muito em mim”: Lula dá aula de política ao lembrar que Paes foi opositor ferrenho
Prefeito do Rio de Janeiro participou da CPI dos Correios quando era deputado federal e chegou a dizer que presidente era “chefe de quadrilha”
247 - Ao entregar casas na antiga favela do Aço, em Santa Cruz, Rio de Janeiro, Lula lembrou quando Eduardo Paes, prefeito da cidade, era deputado federal e o criticava bastante, sobretudo nas sessões da CPI dos Correios. Paes, hoje aliado de Lula, era do PSDB (atualmente, está no PSD, sigla liderada por Gilberto Kassab). Foi uma aula de política de Lula.
“Eu e este moço não se dava bem. eu não conhecia o Eduardo mas sabia que como deputado ele batia muito em mim, batia de verdade. Em 2008, já como presidente da República, me aparece o governador do Rio (era o Sérgio Cabral) com esta figura e pede para mim ‘estou aqui com o candidato Eduardo Paes , sei que vocês tem divergências, mas acho que será importante a gente ajudar ele a ganhar as eleições. Fiquei quieto. A Marisa estava comigo, nem esticou a mão para ele, nem cumprimentou. Como sou político falei ‘deixa ver o que este moço quer. Ele fez uma carta muito decente, pedindo desculpa para Marisa. Marisa não perdoou. Mas eu, com este coração grande, resolvi perdoar, resolvi ajudar esse companheiro a se tornar prefeito do Rio de Janeiro. Hoje estou aqui por conta disso. Ele fala sempre de bilhão, de bilhão.. mas ele sabe que digo sempre, Quem quiser dinheiro do governo federal não faz discurso, apresenta projeto. Se for bem apresentado e se for possível de ser feito, não tem por que o presidente da república não passar o dinheiro.
Estou aqui diante do possível melhor gerente de prefeitura que este Brasil já teve que é o Eduardo Paes”, declarou.
Na época da CPI, Eduardo Paes chegou a fazer críticas ao filho de Lula, com denúncias não comprovadas. Durante aquela conversa com Lula e Marisa, ele reconheceu que errou no tom e nas críticas. Tornou-se aliado de Lula e se elegeu prefeito pela primeira vez em 2008, derrotando Fernando Gabeira no segundo turno.
Paes tinha deixado o PSDB e estava no PMDB. Gabeira era do PV e compunha sua chapa com o PSDB.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: