TV 247 logo
    HOME > Sudeste

    Bicheiro Rogério Andrade é preso por nova acusação de ser mandante de assassinato

    Andrade é apontado como o mandante do assassinato de Fernando de Miranda Iggnácio em uma disputa pelo controle de pontos de jogos de azar no Rio

    Rogério de Andrade (Foto: Reprodução (Globo))

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O bicheiro Rogério Andrade foi preso novamente na manhã desta terça-feira (25) em operação do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), informa O Globo. Andrade é apontado como o mandante do assassinato de Fernando de Miranda Iggnácio, morto em novembro de 2020 em uma disputa pelo controle de pontos de jogos de azar no Rio.

    O bicheiro foi detido em sua casa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e encaminhado à Cidade da Polícia, no Jacarezinho, Zona Norte, por volta das 6h30. Após ser ouvido na Delegacia de Serviços Delegados (DDSD), ele deixou o local às 8h30. Outro suspeito preso durante a operação foi Gilmar Eneas Lisboa, investigado por monitorar Iggnácio antes de sua execução.

    Essa não é a primeira vez que Rogério Andrade enfrenta a Justiça pelo homicídio de Iggnácio. Em março de 2021, o MPRJ denunciou Andrade pelo assassinato, mas a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu trancar a ação em fevereiro de 2022. O ministro Nunes Marques, relator do processo, acolheu a defesa de Andrade, afirmando que a denúncia inicial não explicava como ele teria agido como mandante.

    Contudo, novas investigações do Gaeco, por meio de um Procedimento Investigatório Criminal (PIC), revelaram detalhes adicionais sobre a disputa violenta entre Rogério Andrade e Fernando Iggnácio. Segundo o MPRJ, a briga pelo controle do jogo do bicho, videopôquer e máquinas caça-níqueis culminou em diversas execuções. Gilmar Lisboa teria monitorado Iggnácio e informado sua localização aos autores do crime, permitindo a execução do rival.

    Fernando Iggnácio foi assassinado em 10 de novembro de 2020, ao desembarcar de seu helicóptero em um heliporto no Recreio dos Bandeirantes, após retornar de Angra dos Reis. Conforme a denúncia, três suspeitos invadiram um terreno baldio ao lado do heliporto, de onde dispararam contra o contraventor com fuzis. Um dos tiros atingiu a cabeça de Iggnácio.

    Tanto Iggnácio quanto Rogério Andrade têm laços familiares com Castor de Andrade, um dos maiores nomes do jogo do bicho no Rio. Rogério é sobrinho de Castor, enquanto Iggnácio era seu genro. A rixa entre eles tornou-se central na disputa pela herança de Castor.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados