HOME > Sudeste

Condenado por participação no "novo cangaço" atua no PRTB de Pablo Marçal

Edílson Ricardo da Silva, que atualmente disputa o cargo de vereador em Mogi das Cruzes, foi condenado por atacar uma companhia da PM e por roubo a banco

Pablo Marçal (Foto: Reprodução/YouTube/Band Jornalismo)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Edílson Ricardo da Silva, ex-policial militar envolvido em um ataque a uma companhia da Polícia Militar em Guararema, na Grande São Paulo, em uma ação do chamado “novo cangaço”, e no roubo de caixas eletrônicos de uma agência bancária em 2009, foi condenado a sete anos de prisão pela Justiça Militar e a mais dois anos e quatro meses pela Justiça Comum. Ele foi preso em junho de 2013 e solto em maio de 2014, mas, segundo o jornal O Estado de S. Paulo, atualmente, Edílson está concorrendo ao cargo de vereador em Mogi das Cruzes e é vice-presidente do PRTB no município. 

Edílson faz parte do mesmo grupo de Tarcísio Escobar de Almeida e Júlio Cesar Pereira, conhecido como Gordão. Ambos são apontados como articuladores informais do PRTB, partido do candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal. Tarcísio e Gordão foram acusados de trocar carros de luxo por cocaína para o PCC.

De acordo com a denúncia, da promotoria, Edílson teria ajudado a planejar o ataque ao quartel da 3.ª Companhia do 17.º Batalhão da Polícia Militar em 2 de agosto de 2009. Os assaltantes, usando informações de Edílson, invadiram o quartel e depois a agência do Bradesco, levando R$ 39 mil - cerca de R$ 110 mil em valores atualizados - e dez armas.

O Inquérito Policial-Militar revelou que Edílson manteve contato com indivíduos envolvidos em atividades ilícitas e com membros do PCC, como Joaquim Renato Lobo de Brito e Anderson Paixão Bertoldo. A condenação foi confirmada pelo Tribunal de Justiça Militar (TJM).

Edílson está concorrendo pela primeira vez ao cargo de vereador em Mogi das Cruzes e é vice-presidente do PRTB local. O presidente do partido em Mogi é José Roberto Rodrigues Junior, também candidato a prefeito. Edílson participou de eventos partidários ao lado de Tarcísio Escobar e Leonardo Avalanche.

Ainda conforme a reportagem, “Escobar participou ativamente na articulação político-partidária do PRTB em território paulista, nas regiões de São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, Marília, São José do Rio Preto, Olímpia e Catanduva. No evento de Marília ele estava junto também de Pablo Marçal, candidato à Prefeitura da capital, na cidade de Marília, em maio deste ano, durante o período de pré-campanha. Já Gordão, teve participação mais discreta. Ele aparece apenas em um registro de reunião política em Pindamonhangaba”. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados