Defesa Civil alerta foi usado com sucesso em São Paulo, afirma Waldez Góes
Sistema de aviso precoce demonstrou eficácia durante fortes chuvas na capital paulista; Defesa Civil Nacional monitora impactos e auxilia autoridades
247 – Na última sexta-feira (24), por volta das 16h, os moradores de São Paulo foram surpreendidos por mensagens e alertas sonoros em seus celulares avisando sobre os riscos das fortes chuvas que atingiam a capital. O sistema Defesa Civil Alerta, nova tecnologia desenvolvida pela Defesa Civil Nacional, foi utilizado pela primeira vez na cidade, marcando um avanço significativo nas ações de prevenção e gerenciamento de desastres no Brasil, segundo informações da Agência Gov.
A Defesa Civil estadual emitiu o seguinte alerta: “Chuva forte se espalhando pela capital paulista, com rajadas de vento e risco de alagamento. Mantenha-se em local seguro”. Em três horas, a capital registrou um acumulado de 122 mm de chuva, com inúmeros casos de alagamento, desmoronamentos e queda de árvores. Até o momento, não há informações sobre vítimas, e equipes da Defesa Civil Nacional seguem monitorando a situação em conjunto com as autoridades locais.
Em entrevista, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou a importância do novo sistema de alerta precoce. “O aviso meteorológico gerado pela manhã pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) era de nível amarelo. À medida que a situação se intensificou, a Defesa Civil de São Paulo agiu rapidamente, emitindo três alertas via SMS antes de disparar o alerta de nível severo às 15h57. Posso dizer com segurança que o sistema foi utilizado de forma pertinente e apropriada na cidade de São Paulo”, afirmou Góes.
Tecnologia de ponta ao alcance de todos
O Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia celular para enviar alertas gratuitos, acompanhados de avisos sonoros que sobrepõem qualquer conteúdo ativo nos aparelhos, mesmo no modo silencioso. A tecnologia, que abrange inicialmente as regiões Sul e Sudeste, tem como diferencial o envio direcionado para áreas de risco com cobertura de rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio do usuário.
O sistema foi testado previamente em 11 municípios brasileiros durante um período de 30 dias. Alertas de demonstração também foram enviados a 36 cidades gaúchas e a Belo Horizonte. Desde sua implementação, cidades como Petrópolis (RJ), Vitória (ES) e Campinas (SP) já haviam se beneficiado da nova tecnologia durante episódios de fortes chuvas em dezembro do ano passado.
Expansão nacional em 2025
De acordo com o ministro Waldez Góes, o objetivo é expandir o sistema para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste até 2025. “Estamos dando os primeiros passos para garantir que essa ferramenta esteja disponível para todo o País, ampliando nossa capacidade de proteger vidas e mitigar os impactos de eventos climáticos extremos”, destacou o ministro durante reunião com representantes das defesas civis estaduais.
A eficácia do Defesa Civil Alerta em São Paulo reforça o potencial dessa tecnologia como um pilar fundamental na prevenção de desastres e na proteção da população brasileira.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: