TV 247 logo
    HOME > Sudeste

    Deputada pede que PGR investigue Tarcísio e Derrite por violência policial em SP

    De acordo com dados de 2024, contabilizados até 17 de novembro, as mortes por violência policial no estado aumentaram 46%

    Deputado Capitão Derrite e Tarcísio de Freitas (Foto: ABR)

    247 – A deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL-SP) apresentou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de investigação contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o secretário de Segurança Pública do estado, Guilherme Derrite. Conforme relatado pelo Uol, a solicitação foi feita devido ao aumento nas mortes causadas pela Polícia Militar na capital paulista.

    De acordo com dados de 2024, contabilizados até 17 de novembro, as mortes por violência policial no estado aumentaram 46%, com 673 mortes atribuídas a policiais em serviço e 96 a policiais de folga, o que equivale a uma média de duas mortes por dia. No documento enviado à PGR, Luciene destacou que este é o segundo ano consecutivo de crescimento nos índices de letalidade policial.

    “Este é o segundo ano consecutivo de aumento nos índices de letalidade policial, com destaque para operações na Baixada Santista, que contabilizaram 56 mortes em 2024, configurando-se como as mais letais desde o massacre do Carandiru”, afirmou.

    “O cenário se agrava diante do descumprimento de Tarcísio Gomes de Freitas e de Guilherme Derrite, quanto ao compromisso assumido perante o STF no sentido de haver obrigatoriedade do uso de câmeras corporais por todos os policiais militares em suas operações”, continuou.

    A parlamentar, que também pediu que a denúncia fosse levada ao Tribunal Penal Internacional, cobra a responsabilização do governador e do secretário de Segurança. Além disso, ela requisitou o afastamento imediato dos policiais envolvidos nos casos de violência, o restabelecimento do uso de câmeras corporais pela Polícia Militar em operações e a decretação de prisão preventiva para os agentes acusados.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados