“Des filhes”: em nota, campanha de Boulos diz que não pediu alteração na letra do hino nacional
A intérprete cantou “des filhes deste solo és mãe gentil, pátria amada Brasil”, em vez de “dos filhos”
247 - A campanha do candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, divulgou nesta terça-feira (27) uma nota esclarecendo que ele não pediu alteração na letra do Hino Nacional, para defender a linguagem neutra. Em vídeo, o parlamentar apareceu junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um comício do psolista no último sábado, 24, quando a intérprete cantou “des filhes deste solo és mãe gentil, pátria amada Brasil”, em vez de “os filhos”.
“A produtora, organizadora do evento, foi responsável pela contratação de todos os profissionais que trabalharam para a realização da atividade, incluindo a seleção e o convite à intérprete que cantou o Hino Nacional”, apontou o comunicado.
A linguagem neutra é uma proposta de inclusão de pronomes e flexões nominais com gênero neutro no idioma português, com o objetivo de evitar a exclusão de pessoas com base na identidade de gênero, sexualidade ou outros aspectos de identidade.
Na linguagem neutra, os pronomes definidos de gênero presentes na língua portuguesa (“o” e “a”, para homens e mulheres) são substituídos pela terminação “e” para palavras ambivalentes ou sem gênero intrínseco. Também existe a inclusão da vogal como pronome definido de gênero neutro.
Conforme a Lei nº 5.700 de 1971, “em qualquer hipótese, o hino nacional deverá ser executado integralmente e todos os presentes devem tomar atitude de respeito”. A regra diz que não deve ter mudança na letra ou na melodia do hino nem a “execução de quaisquer arranjos vocais do hino nacional”, sob pena de multa.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: