HOME > Sudeste

Ex-funcionário relata uso de "palito de fósforo" para manutenção de sistema antigelo de avião

O caso ocorreu em 2019, quando o funcionário trabalhou por um mês na então Passaredo, que no mesmo ano passou a se chamar Voepass

Destroços de avião da Voepass após queda da aeronave em Vinhedo (SP) (Foto: REUTERS/Carla Carniel)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O comandante Ruy Guardiola, ex-funcionário da companhia aérea Voepass, revelou em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, que a equipe de manutenção da empresa já utilizou um palito de fósforo para resolver um problema no botão que aciona o sistema antigelo da aeronave. 

A Voepass é a responsável pelo avião modelo que caiu em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (9), resultando na morte de todas as 62 pessoas a bordo. Uma falha no sistema de anticongelamento é uma das hipóteses investigadas para o acidente.

Guardiola relatou que o caso ocorreu em 2019, quando ele trabalhou por um mês na então Passaredo, que no mesmo ano passou a se chamar Voepass. “O problema foi detectado no nível de aquecimento de um dos sistemas. A solução encontrada pela manutenção foi a colocação de um palito de fósforo, ou sei lá, um palito de dente. Eu vi com esses olhos que a terra há de comer”, contou.

Outro ex-funcionário da companhia, que preferiu não se identificar, afirmou que havia um avião na empresa apelidado de “Maria da Fé”, porque só voava "pela fé".

“A empresa colocava a segurança em segundo ou terceiro plano. Visava mais o lucro, e a gente tinha um avião que apelidava de Maria da Fé, pra você ter ideia”, relatou. “Porque não tinha explicação de como um avião daquele estava voando”.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados