Google e X recorrem à Justiça Eleitoral contra decisão que determina suspensão de perfis de Marçal
A ação foi movida pelo PSB, partido da candidata Tabata Amaral, que busca impugnar a candidatura do empresário
247 – O Google e o X, antigo Twitter, recorreram ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) contra a decisão que determinou a suspensão dos perfis de Pablo Marçal (PRTB), candidato à prefeitura de São Paulo nas eleições municipais deste ano. Conforme relatou o blog de Caio Junqueira na CNN, a ação foi movida pelo PSB, partido da candidata Tabata Amaral, que busca impugnar a candidatura do empresário.
Para o Google, a suspensão total do canal do candidato, em vez de apenas remover os conteúdos considerados irregulares pela Justiça, está em desacordo com a Resolução/TSE nº 23.610/2019. A empresa ainda afirmou que “o suposto ilícito indicado na decisão não seria praticado pelo canal do representado, mas nos cortes veiculados por outros usuários”.
O X seguiu uma linha de argumentação semelhante, afirmando que não houve análise de conteúdos publicados pela conta de Marçal que justificasse a suspensão integral. Os advogados da plataforma também consideraram a medida desproporcional, destacando que ela fere a liberdade de expressão ao impedir a publicação de qualquer tipo de conteúdo, inclusive aqueles que estão em conformidade com a legislação eleitoral.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: