TV 247 logo
    HOME > Sudeste

    Governador Claudio Castro fecha Aperj e exonera diretor-geral

    O Aperj, como é conhecido de um grande elenco de pesquisadores, guarda toda a documentação do DIPE

    Cláudio Castro (Foto: Reprodução)

    Assinando Denise Assis, 247 - O governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, fez publicar no Diário Oficial do estado, a exoneração do diretor geral do Arquivo Público do Rio de Janeiro, Victor Rosa Travancas. O arquivo, conforme noticiado no dia de ontem (07/12), foi fechado por tempo indeterminado.

    O Aperj, como é conhecido de um grande elenco de pesquisadores, guarda toda a documentação do DIPE, o temido departamento de Informações políticas do Estado Novo, do período ditatorial do ex-presidente Getúlio Vargas, extensa documentação da Polícia Política – SNI e Departamento de Ordem Política e Social - DOPS -, incluindo os livros de ocorrência (livros com as anotações da delegacia de investigações políticas) do período da ditadura civil-militar (1964/1985). Foram carreados para lá, também, os documentos reunidos pela Comissão da Verdade do Rio, que serviram de base para a redação dos relatórios finais da Comissão Nacional da Verdade e da CEV-Rio.

    Dentre os documentos de fontes primárias que se encontram nesse acervo da Comissão, há o processo completo do “desaparecido” Rubens Paiva, que inclui o detalhamento, pelas autoridades do Exército, da “farsa” montada sobre a “fuga” de Paiva, das mãos dos seus algozes, pretensamente no Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro. A pantomima montada pela Política do Exército, é detalhadamente descrita em croquis, com pontos demarcando onde o fusca que foi usado na farsa deveria ser metralhado e queimado.

    Há depoimentos, na íntegra, de ex-presos políticos, prontuários, o processo do Riocentro, os detalhes dos navios-prisão e outros documentos primários, que poderiam ser consultados por historiadores e quem mais se interessasse, porém, por força de uma política de “apagamento” empreendida pelo atual governador, Claudio Castro, fica à mercê da própria sorte, se deteriorando, enquanto o prédio está fechado, ameaçando ruir.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados