Governo Lula encerra GLO em portos e aeroportos de SP e RJ
Aproximadamente 3,8 mil pessoas foram detidas e 280 toneladas de drogas foram apreendidas durante o período
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerrou a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em portos e aeroportos de São Paulo e do Rio de Janeiro.
As Forças Armadas estavam em operação desde novembro de 2023 em portos e aeroportos dos estados. O objetivo da medida era fortalecer a segurança nessas áreas e combater a logística das facções criminosas no tráfico de drogas ilícitas.
De acordo com levantamento recente feito pelo Ministério da Justiça, aproximadamente 3,8 mil pessoas foram detidas e 280 toneladas de drogas foram apreendidas durante o período, além de 317 armas e 11,8 mil munições. O aumento no efetivo das forças de segurança nos aeroportos e portos ainda permitiu a inspeção de cerca de 270 mil cargas e a verificação de 556 mil bagagens.
A partir desta terça-feira (4), os militares da Aeronáutica e da Marinha devem encerrar as atividades e deixar as funções que desempenharam nos últimos sete meses. Simultaneamente, a Receita Federal e a Polícia Federal devem retomar o controle das operações alfandegárias e de segurança pública. (Com informações da Folha).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: