HOME > Sudeste

Guardas-civis agridem morador de rua no Centro de São Paulo; Prefeitura promete investigação

Ação violenta dos agentes da Guarda Civil Metropolitana é registrada em vídeo; incidentes anteriores levantam debate sobre abusos da força

(Foto: Reprodução/Instagram/Padre Julio Lancelotti)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - Agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo foram flagrados neste sábado (6) agredindo com chutes e socos um morador de rua durante uma abordagem sob o viaduto do Glicério, na região central de São Paulo. O incidente foi registrado em vídeo e amplamente divulgado nas redes sociais pelo padre Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo da Rua.

De acordo com reportagem do jornal Folha, as imagens mostram três guardas-civis cercando o homem, que teria resistido à abordagem inicial. Mesmo caído no chão, ele continuou a ser alvo de chutes e socos. Outro guarda utilizou um cassetete para agredir o homem, que permanecia rendido. O momento de maior tensão ocorreu quando um dos guardas apontou sua arma em direção às pessoas que filmavam, que, indignadas, pediam o fim da violência.

Em nota, a prefeitura de São Paulo, sob a gestão de Ricardo Nunes (MDB), declarou que a GCM está investigando os fatos e que medidas disciplinares poderão ser aplicadas após a conclusão da apuração.

A ação violenta reacendeu o debate sobre os excessos cometidos pela GCM. Em junho, a Justiça de São Paulo proibiu a utilização de balas de borracha, bombas de gás e táticas de ataque semelhante às empregadas pela Polícia Militar durante as operações na cracolândia. A decisão judicial também exigiu a criação de um canal de comunicação para denúncias de abuso de agentes e a formulação de um plano rotineiro de atuação na região.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados