Lindbergh alerta para o papel de Musk em nível mundial: 'geopolítica de Lula incomoda o dono do X, que apoia a extrema-direita'
'O bilionário confessou ter contribuído para o golpe contra Evo Morales', destacou o parlamentar do PT
247 - O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) alertou nesta quarta-feira (10) para a influência de Elon Musk em nível global e afirmou que o dono da rede social X está incomodado com a geopolítica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O bilionário tem atacado o Supremo Tribunal Federal ao dizer que a liberdade de expressão está em risco no Brasil por causa de propostas com o objetivo de regulamentar as redes sociais, para evitar a propagação de fake news, e discursos de ódio.
"Musk, um grande articulador da extrema-direita mundial, vem agredindo seguidamente nossa justiça, nosso sistema eleitoral e nossa soberania. O objetivo é criar as condições para desestabilizar a democracia do Brasil. Musk confessou ter contribuído para o golpe contra Evo Morales (ex-presidente da Bolívia)", escreveu o parlamentar em uma de suas redes sociais.
Em 2020, Musk disse "vamos dar golpe em quem quisermos! Lide com isso!", ao comentar em rede social sobre o interesse em impedir que o ex-presidente boliviano Evo Morales continuasse no poder (veja a postagem dele ao final da matéria). Na ocasião, o dono do X respondeu ao seguinte post: "você sabe o que não interessa às pessoas? O governo dos EUA organizando um golpe contra Evo Morales na Bolívia para que você possa obter lítio lá".
De acordo com o deputado do PT-RJ, "quem defende Musk é traidor da pátria". "Querem um governo mais submisso ao capital financeiro e às Bigh Techs e com uma política externa totalmente alinhada aos EUA e aliados. A guerra híbrida contra o governo progressista do Brasil e a democracia do país está a todo vapor", afirmou.
O parlamentar disse que "a democracia brasileira continua ameaçada". "Pouco mais um ano após a tentativa do 8 de janeiro, agora o ataque contra as instituições democráticas vem de fora, via Elon Musk e sua rede social".
No Brasil, a Polícia Federal abriu um inquérito com o objetivo de apurar as investidas de Musk feitos ao ministro do STF Alexandre de Moraes, que também sofre ataques de políticos e eleitores bolsonaristas - o magistrado tem se destacado na investigação de esquemas como um de notícias falsas e outro do plano golpista (que atinge a família Bolsonaro).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: