Ministério da Saúde debate transferência da administração de hospitais para o Rio de Janeiro
Na avaliação de integrantes do ministério não faz sentido haver hospitais sob administração da União
247 - O governo federal voltou a discutir a possibilidade de transferir a administração de seis hospitais federais localizados no município do Rio de Janeiro para a prefeitura da cidade, informa a Folha de S. Paulo. Outra possibilidade seria a transferência do controle dos hospitais para a Fiocruz, que é ligado ao Ministério da Saúde.
Na avaliação de integrantes da pasta, não faz sentido haver hospitais sob gestão da União, e a transferência não precisaria esperar o resultado das eleições municipais. Atualmente, o Rio de Janeiro tem os seguintes hospitais federais: Andaraí, Bonsucesso, Cardoso Fontes, Ipanema, Lagoa e Servidores do Estado.
Alguns impasses para a transferência da gestão seriam a greve dos hospitais e a necessidade de encontrar uma solução para os servidores, que não poderiam ser “desfederalizados”. Uma das alternativas seria a adoção de um modelo semelhante ao Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, que tem regime de empresa pública mas não é administrado diretamente pela União.
Procurada pela Folha, a prefeitura do Rio de Janeiro disse que “está disponível para apoiar a gestão destas unidades, caso o Ministério da Saúde considere necessário.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: